Enfam realiza formação de formadores no TRF4

Teve início na manhã desta quarta-feira (24/6) o curso Formação de Formadores – Teoria e Prática do Planejamento de Ensino, promovido pela da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com a Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O evento foi aberto pelo conselheiro da […]

Teve início na manhã desta quarta-feira (24/6) o curso Formação de Formadores – Teoria e Prática do Planejamento de Ensino, promovido pela da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com a Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O evento foi aberto pelo conselheiro da Emagis e diretor em exercício, desembargador federal Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle.

O curso tem como público-alvo magistrados e servidores que atuam nos cursos de formação inicial de novos juízes e de formação continuada dos magistrados. Os temas abordados – como o planejamento de ensino, instrumentos de avaliação e competências, entre outros – buscam qualificar ainda mais a formação de magistrados, aplicando métodos inovadores.

Para o coordenador da formação de formadores da Enfam, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Roberto Portugal Bacellar, “a visão é que os adultos só aprendem com motivação e precisam vislumbrar um horizonte prático naquilo que está sendo ensinado a eles”, ressaltou.

Na aula com o tema Práticas Metodológicas, Bacellar abordou a necessidade de verificar a eficácia prática do ensino: “Se os alunos não aprenderam ou não se interessaram, é como se não tivesse tido a aula. Precisamos pensar em como engajá-los”. Complementando, a formadora e juíza federal Ana Cristina Monteiro de Andrade e Silva falou sobre métodos expositivos de ensino. “Estudos mostram que a memorização aumenta se o aluno participa ao invés de só ouvir e ver”, explicou, apontando a necessidade de se pensar práticas pedagógicas mais ativas.

O curso segue até a próxima sexta-feira (26/6). Além da Enfam e Emagis, contribuíram com a formação a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), o Centro de Estudos Jurídicos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (Cejur/TJSC), a Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) e a Escola da Magistratura do Paraná (Emap).

Com informações da Ascom – TRF4