Enfam realiza mais uma edição do curso Formação de Formadores Integrado

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza no período de 7 a 11 de novembro, em Brasília, a segunda edição do curso Formação de Formadores Integrado – Nível 1 – Módulo 2. Participam do curso 38 alunos, dentre magistrados e servidores das equipes pedagógicas das escolas de formação. O curso é […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza no período de 7 a 11 de novembro, em Brasília, a segunda edição do curso Formação de Formadores Integrado – Nível 1 – Módulo 2. Participam do curso 38 alunos, dentre magistrados e servidores das equipes pedagógicas das escolas de formação.

O curso é um aprofundamento didático-pedagógico para a prática docente (oficinas de metodologias e avaliação). A ação de formação terá 40 horas-aula e prevê atividades que permitam aos participantes inscritos a estruturação de conceitos e práticas docentes, em especial, as relativas à compreensão dos processos de aprendizagem e à organização de estratégias de ensino. Todo o conteúdo e as atividades do curso seguem as orientações das Diretrizes Pedagógicas da Enfam.

A proposta metodológica consiste na problematização como elemento estruturante da construção do conhecimento; na integração e colaboração entre os participantes, propiciando a troca de experiências; no compartilhamento que permita a definição coletiva de uma linha de trabalho institucional e na reflexão sobre as diversas possibilidades de organização do trabalho educativo.

Para alcançar os objetivos do curso, serão desenvolvidas exposições dialogadas, atividades orientadas para a resolução individual e em grupo, além de plenárias voltadas para a sistematização dos conhecimentos estruturados.

As aulas do curso Formação de Formadores Integrado – Nível 1 – Módulo 2 terão a condução das pedagogas Liliane Campos Machado, Marizete da Silva Oliveira e Maria Raimunda Mendes da Veiga. Contarão também com a participação dos formadores Erisevelton Silva Lima, Claúdio Luís Martinewski, Cíntia Brunetta, José Henrique Torres e Vladimir Santos Vitovsky.