Enfam realiza segunda Formação de Formadores de 2017

Nos dias 28 a 30 de março, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) reunirá 35 magistrados e profissionais que atuam em processo de formação, coordenação pedagógica e orientação de processos educativos das escolas judiciais para participar do Curso de Formação de Formadores, Nível 1 – Módulo 1. A principal metodologia aplicada nesta ação são os métodos ativos. O curso será realizado na Enfam, no prédio do Conselho da Justiça Federal, em Brasília (DF).

Para atuar na formação da magistratura, é exigido dos formadores conhecimentos, habilidades e competências profissionais específicas relativas à docência. Com o objetivo de melhor preparar esses profissionais, a Enfam vem atuando, desde 2012, no sentido de possibilitar aos formadores uma capacitação didático-pedagógica.

Atualmente, a formação de formadores é desenvolvida em dois níveis. O nível um é direcionado para o desenvolvimento de elementos básicos do trabalho docente e é dividido em três módulos: o inicial, com uma carga horária de 24 horas, envolvendo as bases da atividade de ensino e de aprendizagem; o segundo, buscando a sedimentação da base teórica e a sua aplicação, estruturada em um módulo de 40 horas, desenvolvido na modalidade de Educação a Distância (EaD); e o terceiro módulo, na modalidade presencial, planejado em 16 horas, visando a sistematização do processo.

O programa de formação de formadores traz os seguintes objetivos específicos: situar as competências necessárias para a atuação docente; conhecer e aplicar na ação docente os fundamentos didáticos pedagógicos básicos expressos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam; organizar o planejamento de ações educativas e de aula com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos; entre outros.

Os conteúdos abordados para o Nível 1 – Módulo 1 serão: Competências para a docência e para a docência na magistratura; Ensino e aprendizagem, conceituação; O ensino para o desenvolvimento de competências; Planejamento da ação educativa: elementos do planejamento e suas especificações: definição de objetivos, organização dos conteúdos, estruturação das estratégias de ensino e encaminhamentos da avaliação.