Enfam realiza terceira edição de formação de formadores no curso integrado

Após o sucesso alcançado com a realização das duas primeiras turmas, utilizando a metodologia adotada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para a formação de formadores, terá início a terceira edição do curso Fundamentos da Ação Docente Integrado, Nível 1, Módulo 1, no próximo dia 17 de outubro. A ação educacional […]

Após o sucesso alcançado com a realização das duas primeiras turmas, utilizando a metodologia adotada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para a formação de formadores, terá início a terceira edição do curso Fundamentos da Ação Docente Integrado, Nível 1, Módulo 1, no próximo dia 17 de outubro.

A ação educacional que integra o Programa de Formação de Formadores será realizada de 17 a 21 de outubro de 2016, na Enfam, em Brasília. Serão duas turmas com 29 alunos cada. As vagas foram oferecidas para os juízes que já são formadores e para os que pretendem formar outros magistrados.

A ação de formação terá 40 horas-aula e prevê atividades que permitam aos participantes inscritos a estruturação de conceitos e práticas docentes, em especial, as relativas à compreensão dos processos de aprendizagem e à organização de estratégias de ensino. Todo o conteúdo e as atividades do curso seguem orientações das Diretrizes Pedagógicas da Enfam.

A proposta metodológica consiste na problematização como elemento estruturante da construção do conhecimento; na integração e colaboração entre os participantes, propiciando a troca de experiências; no compartilhamento que permita a definição coletiva de uma linha de trabalho institucional e na reflexão sobre as diversas possibilidades de organização do trabalho educativo.

Para alcançar a proposta do curso, serão desenvolvidas exposições dialogadas, atividades orientadas para a resolução individual e em grupo, além de plenárias voltadas para a sistematização dos conhecimentos estruturados.

Confira a programação.