Enfam realiza última edição de Estudo de Caso com FGV em 2015

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza nos dias 15 e 16 o curso Laboratório de Aprimoramento Docente – estudo de caso como método pedagógico de ensino em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). As aulas serão ministradas na sede da Escola Nacional em Brasília. A ação educativa é destinada […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza nos dias 15 e 16 o curso Laboratório de Aprimoramento Docente – estudo de caso como método pedagógico de ensino em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). As aulas serão ministradas na sede da Escola Nacional em Brasília.

A ação educativa é destinada aos magistrados formadores e aos servidores das áreas pedagógicas de todas as escolas judiciais e da magistratura. A Enfam disponibilizou 40 vagas para formadores que ainda não tenham participado do curso.

Com esta ação pedagógica, a Enfam encerra o ciclo da edição regionalizada do curso que contemplou as cinco regiões do País. O objetivo é capacitar o maior número de magistrados e servidores das escolas judiciais e da magistratura sobre o tema.

Com base nas competências docentes a serem desenvolvidas, os conteúdos observarão os seguintes temas: Características do Estudo de caso como método de ensino e material didático; Recorte de caso; Nota de ensino e situação problema; Competências e habilidades do método do caso; Questões fundamentais do ensino para profissionais Magistrados; Desenho do curso: pressupostos, escolhas e objetivos; O contexto do ensino e elaboração de programa de ensino baseado em estudo de caso; Avaliação no método do caso; Elaboração de um projeto de construção de um caso didático.

As aulas serão ministradas por professores da Fundação Getúlio Vargas – FGV Direito SP e têm por finalidade disseminar entre as escolas de magistratura a utilização de técnicas pedagógicas de cunho prático na formação de magistrados, em especial, a de estudo de casos.