Enfam realiza visita técnica a escolas de magistratura em Belo Horizonte

Diretor-geral visitou Esmag/TRF6 e Ejef nesta quinta-feira (11)

Nesta quinta-feira (11), o diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Benedito Gonçalves, realizou uma visita técnica à Escola de Magistratura do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (Esmag/TRF6) e à Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), em Belo Horizonte. Os encontros, que já foram realizados em outras cidades do Brasil, teve como objetivo fortalecer o diálogo institucional, promover o alinhamento pedagógico e administrativo, além de reunir sugestões para a construção da educação judicial do futuro, conforme diretrizes da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum).

Segundo o diretor-geral, a visita representa um marco importante por apresentar a Enfam às escolas da magistratura, além de integrar e demonstrar a unidade e a vontade de diálogo e colaboração entre as instituições. “O objetivo principal é levantar as boas práticas desenvolvidas na Escola para que possam ser aproveitadas e, quem sabe, adaptadas em outras escolas ou regiões. As práticas em questão são iniciativas que visam aprimorar a jurisdição, discutindo as dificuldades encontradas para encontrar soluções”, destacou.

Também presente na apresentação, o secretário-geral da Enfam, Ilan Presser, ressaltou a importância da escuta ativa durante as visitas. “A missão da Escola é colher experiências, dificuldades e potencialidades, ouvindo as necessidades de cada uma das escolas, as peculiaridades, as diferenças e, ao mesmo tempo, vendo o que pode ser replicado em um ambiente de horizontalidade e de colaboração”, afirmou.

Nesta sexta-feira (12), será realizada uma oficina colaborativa com integrantes das duas escolas, com o objetivo de reunir sugestões e ideias inovadoras para a educação judicial do futuro, em um ambiente de escuta ativa e construção coletiva.

Com informações do TRF6.

11/09/2025 Visita Técnica EJEF e Escola de Magistratura do TRF6 I Belo Horizonte/MG