Iniciativa reforça o diálogo institucional e o alinhamento pedagógico entre as escolas da magistratura

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou, nesta semana, visitas técnicas em quatro escolas judiciais: a Escola de Formação Judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (EJUD/TJDFT), no dia 20 de outubro; a Escola da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), no dia 21; a Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), no dia 22; e a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), no dia 23.
O objetivo das visitas foi intensificar o diálogo institucional e promover o alinhamento pedagógico e administrativo das ações educacionais, em consonância com as diretrizes da Enfam e da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum). A iniciativa, que já foi realizada em outras cidades do país, reafirma o compromisso das escolas com a cooperação, o aprimoramento da formação de magistrados e a busca pela excelência na prestação jurisdicional.
Além das visitas, no dia 21, integrantes da magistratura do TJDFT e do TRF1 participaram, na sede da Enfam, de uma Oficina Colaborativa, que propôs uma reflexão conjunta sobre os principais desafios enfrentados no início da carreira. Esta foi a 15ª oficina colaborativa realizada em 2025 e, assim como ocorreu nas demais edições, as sugestões serão apresentadas à Enfam para que a Escola possa repensar suas práticas pedagógicas, levando em conta esses insights. Saiba mais sobre a oficina colaborativa com magistradas e magistrados do TJDFT e TRF1.
