Enfam realiza webinário “O que é ciência, afinal?” e lança seu primeiro Podcast “Encontro com a Enfam”

O primeiro episódio do Podcast já pode ser conferido nas principais plataformas de streaming de áudio. Novos episódios serão lançados quinzenalmente, sempre às segundas-feiras

O primeiro episódio do Podcast já pode ser conferido nas principais plataformas de streaming de áudio. Novos episódios serão lançados quinzenalmente, sempre às segundas-feiras

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou nesta segunda-feira (11/7) o webinário “O que é ciência, afinal?”. Ainda durante o evento foi lançado o Podcast “Encontro com a Enfam”. A data do encontro foi escolhida em homenagem ao físico brasileiro Cesare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes.

A exposição sobre o tema central do evento ficou a cargo da desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e vice-coordenadora acadêmica do Mestrado da Escola, Taís Schilling Ferraz, que apresentou conceitos e provocações para instigar o debate sobre o assunto.

Taís parabenizou o Grupo de Pesquisa (GP5) pelo lançamento do Podcast e destacou a importância do produto que, em sua visão, ajuda a aproximar o Poder Judiciário da comunidade. “O grupo tem uma missão fundamental que é produzir conhecimento em matéria de produção consensual de conflitos, de sistema multiportas, de justiça restaurativa. Algo tão fundamental para o desenvolvimento de nossas atividades, do nosso propósito enquanto Poder Judiciário que é o de pacificar conflitos”, disse.

O juiz de direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte Marcus Vinícius Pereira Júnior, professor do Mestrado da Enfam e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), definiu o momento como muito especial para o grupo Justiça Restaurativa Modelos Autocompositivos e Sistema Multiportas, que trabalhou para transformar o material coletado em ciência.

“A gestão do ministro Herman Benjamin à frente da Escola deu um grande passo para o futuro com a criação do Programa de Pós-Graduação em Direito. O mestrado profissional da Enfam surgiu com o foco principal de estudar a gestão judiciária e o tratamento de conflitos, guiado de fato por essa busca de efetivo aprimoramento do sistema de justiça e da prática jurisdicional, contemplando a ética e a inovação. E o grupo de pesquisa nasce com esse intuito de produzir ciência. O objetivo do grupo de pesquisa, que hoje apresenta o podcast, é tratar de um tema específico de maneira confiável”, explicou Marcus Vinícius Pereira Júnior.

Já o desembargador Roberto Portugal Bacellar (TJPR), professor do mestrado, destacou o protagonismo dos alunos e pesquisadores da Enfam e defendeu a importância da produção científica na Escola. “Einstein dizia que era insanidade fazermos as coisas iguais e esperarmos resultados diferentes. Já Bauman diz que mesmo quando fazemos diferente não há garantia de resultados. Mesmo sem garantia de resultados, precisamos sair da inércia. O Projeto Podcast é uma forma de pesquisar, uma forma de interagir não só com professores e pesquisadores, mas com a sociedade. O projeto mostra o fazer ético do magistrado brasileiro comprometido com um melhor serviço à comunidade. Isso é fazer ciência”, observou.

O também professor e juiz federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) Fábio César dos Santos Oliveira definiu o projeto como uma oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o que é o Direito e especialmente sobre o que o Direito pretende ser. “Nosso trabalho e as nossas pesquisas estão relacionados ao aprimoramento da função dos magistrados, tão importante no nosso país. O que o Direito faz, o que o Judiciário faz, o objeto do direito permeia toda a sociedade. Por isso é importante se abrir ao diálogo à comunicação com toda a sociedade”, defendeu Fábio.

O dia 11 de julho, data do webinário, marca o nascimento de Lattes, o físico codescobridor do méson pi ou píon, que levou à concessão do Prêmio Nobel de Física de 1950 a Cecil Frank Powell, líder da pesquisa. Lattes é considerado um dos mais ilustres físicos do Brasil e seu “O que é cintrabalho” foi fundamental para o desenvolvimento da física atômica no país. Ele também foi um grande líder no meio científico brasileiro e um dos principais responsáveis pela criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Podcast Encontro com a Enfam – Apresentado pelo Grupo de Pesquisa Modelos Autocompositivos, Justiça Restaurativa e Sistema Multiportas, composto pela juíza estadual Keylla Raniere Procópio (TJPI), o desembargador Artur Gunza (Angola), a juíza estadual Chélida Roberta Soterroni (TJPR), a juíza estadual Cármen Lúcia Rodrigues Ramajo (TJPR) e o assessor da Secretaria-Geral da Enfam, Victor Alves Magalhães, o podcast “Encontro com a Enfam” terá periodicidade quinzenal e contará com formato de mesa redonda.

Os integrantes do grupo trazem especialistas dos mais diversos setores nacionais e internacionais para falar de assuntos interligados aos temas que norteiam os grupos pesquisa. Magistrados e pesquisadores utilizam linguagem acessível, didática e comprometida com a divulgação de informações cientificamente confiáveis. Capitaneado pelos professores do mestrado profissional da Enfam, o podcast será uma ponte entre o Judiciário e a sociedade, tratando de questões que influenciam na vida do brasileiro. Promovendo estudos e celebrando a ciência jurídica para aproximar o judiciário da população.

No primeiro episódio, já disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, o entrevistado é o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Roberto Portugal Bacellar, membro dos conselhos gestores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nas áreas de Conciliação/Medição e Justiça restaurativa e professor do corpo permanente do mestrado da Enfam que falou sobre o tema “O mestrado Enfam e os grupos de pesquisa”, disponível no link: https://open.spotify.com/episode/3jtdZOLv4v2KZBsl26VYMW?si=R3_x3dxdTqeM9VAlhzO2NA

O Webinário “O que é ciência afinal” está disponível no youtube da Enfam, no link https://www.youtube.com/watch?v=KjmJgius0aw