Enfam realiza workshop com as escolas judiciais nos dias 24 e 25

Nos dias 24 e 25 de março, na sede do Conselho da Justiça Federal em Brasília, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados realizará um Workshop para alinhar, em todo país, as diretrizes curriculares da formação inicial de magistrados. O Workshop Formação Inicial e Planejamento Estratégico com Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas […]

Nos dias 24 e 25 de março, na sede do Conselho da Justiça Federal em Brasília, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados realizará um Workshop para alinhar, em todo país, as diretrizes curriculares da formação inicial de magistrados.

O Workshop Formação Inicial e Planejamento Estratégico com Diretores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Judiciais e de Magistratura contará com a participação de diretores e coordenadores pedagógicos das escolas judiciais e de magistratura de todo o país.

O Diretor-Geral da Enfam, Ministro João Otávio de Noronha, fará a abertura do Workshop, às 10h, no dia 24, expondo os objetivos do evento e as expectativas da Escola para o novo modelo de formação inicial, com carga horária de 480 horas-aula, definido pela Resolução n. 3/Enfam. Demonstrando preocupação com a formação de magistrados, o Ministro afirmou que “a efetividade do acesso à justiça depende do investimento na qualidade de formação dos quadros do Poder Judiciário”,

Ainda no dia 24, os diretores e coordenadores participarão de painéis para estudos de caso com as instituições que já realizam cursos oficiais de ingresso na carreira da magistratura de acordo com as novas diretrizes e com as instituições que realizam cursos de formação inicial também com carga horária de 480 horas-aula. Um terceiro painel abordará a experiência da Justiça Federal na realização de cursos de formação inicial.

Além do debate sobre a matriz curricular dos cursos de formação, os participantes do Workshop participarão, no dia seguinte, do processo de construção do planejamento estratégico da Enfam.

Programação