Enfam realizará curso de desenho instrucional para servidores de escolas judiciais

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará a primeira edição do curso Desenho Instrucional, que ocorrerá no período de 8 a 10 de agosto, em Brasília. O curso é destinado exclusivamente a servidores de escolas de formação de magistrados que desenvolvem atividades de planejamento, organização, formatação e desenvolvimento de metodologias de […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará a primeira edição do curso Desenho Instrucional, que ocorrerá no período de 8 a 10 de agosto, em Brasília.

O curso é destinado exclusivamente a servidores de escolas de formação de magistrados que desenvolvem atividades de planejamento, organização, formatação e desenvolvimento de metodologias de ensino, material didático e atividades pedagógicas relacionados a educação a distância.

Serão oferecidas 40 vagas, distribuídas entre as escolas vinculadas a tribunais estaduais e federais. As inscrições serão realizadas de 24 de julho a 1º de agosto, mediante indicação das escolas.

 O objetivo da ação formativa é desenvolver competências para que as equipes das escolas tenham condições de planejar cursos na modalidade a distância considerando todas as fases compreendidas no processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação de uma ação de capacitação, disponibilizadas em ambientes virtuais de aprendizagem.

Metodologia

O conteúdo está dividido em 12 módulos: Introdução; Andragogia e Heutatogia; Metodologias Ativas; Método para Desenvolvimento de Treinamentos; Análise Contextual; Planejamento do Curso; Desenvolvimento de Conteúdos para EaD; Desenvolvimento de Roteiros e Storyboards; Desenvolvimento de Recursos Audiovisuais; Avaliação de Aprendizagem; Estratégias para Diminuir a Evasão; Apresentação do Portfólio.

A proposta metodológica vem da perspectiva que define o processo de ensino e aprendizagem tendo o aluno como foco, na problematização da realidade na qual está situado e em “métodos ativos”. Para isso, serão desenvolvidas atividades que conduzam à relação teórico-prática.

O curso será ministrado pela formadora Silvia Mara Santos, especialista em design instrucional para EaD e coordenadora pedagógica do IBDIN – Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional Ltda.