Enfam reúne formadores das escolas judiciais em encontro nacional

O evento conta com a participação de instituições brasileiras, do Equador e da Argentina

Teve início na manhã desta terça-feira (27/2), no auditório da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o Encontro Nacional de Formadoras e Formadores (FOFO), que tem como objetivo central o aperfeiçoamento da prestação dos serviços jurisdicionais. A abertura foi feita pela secretária de Gestão Acadêmica e de Formação da Enfam, Julia Maurmann Ximenes, e contou com a presença da equipe pedagógica da Escola e de cerca de 150 participantes de escolas brasileiras, da Argentina e do Equador.

Ximenes destaca que o Encontro é extremamente importante e representa um marco. “Estamos hoje retomando os encontros presenciais com formadores e representantes das escolas para discutir, resgatar assuntos que precisam ser alinhados e revisitados após a pandemia, assuntos que podem ser considerados no âmbito da Renejum.”

A secretária classificou a primeira manhã de atividades como um sucesso. “Os alunos estão extremamente envolvidos. Participaram muito nos dois momentos de falas sobre o ensino a distância e sobre a formação judicial. A gente sente que eles estão muito animados, muito otimistas e com boas expectativas para as oficinas que acontecerão a partir da tarde”, comemorou.

O início das atividades foi marcado por vivências práticas, a exemplo da simulação de uma reunião pedagógica na qual um problema foi apresentado e precisava ser resolvido. A dinâmica pretendia que os participantes elencassem as possibilidades metodológicas ágeis/ativas para apoiar melhor as práticas de atividades docentes voltadas para o desenvolvimento de competências. Durante as 14 horas do curso haverá mais ações presenciais, cuja finalidade é aprimorar a qualidade da prestação dos serviços jurisdicionais.

Ainda no período da manhã houve duas rodas de conversa, ambas seguidas de discussões sobre os temas Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended e a Distância e a Formação de Formadoras e Formadores, com a participação do especialista convidado João Mattar Neto, e Aspectos Fundamentais Teórico-Práticos para Desenvolver Ações Educativas no âmbito da Formação da Magistratura, com o formador convidado desembargador José Henrique Rodrigues Torres. A mediação ficou por conta da secretária Julia Ximenes.

O Encontro, que continua no período da tarde, é destinado a docentes e profissionais que trabalham em atividades de coordenação pedagógica/educacional, servidoras e servidores, magistradas e magistrados que tenham atuado nas ações de Formação de Formadores (FOFO) e nas ações de Formação Continuada (FC) da Enfam e de outras escolas de formação.

O objetivo da capacitação é analisar aspectos do trabalho didático-pedagógico inerente à formação da magistratura federal e estadual, bem como de formadoras e formadores, fazendo apontamentos e encaminhamentos para melhoria das ações educativas futuras, considerando boas práticas e aspectos teórico-metodológicos, conforme Diretrizes Pedagógicas da Enfam e Literatura Educacional.

27 e 28/02/2024 I Encontro Nacional de Formação de Formadoras e Formadores I Brasilia/DF