Enfam reúne magistrados do Sudeste e Nordeste para Formação de Formadores

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) iniciou nesta terça-feira (15) o curso de Formação de Formadores Nível 1 – Módulo 1, ofertado a 48 magistrados das Escolas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, de São Paulo e Minas Gerais e da própria Enfam. A ação educativa segue […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) iniciou nesta terça-feira (15) o curso de Formação de Formadores Nível 1 – Módulo 1, ofertado a 48 magistrados das Escolas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, de São Paulo e Minas Gerais e da própria Enfam. A ação educativa segue até quinta-feira (17) e ocorre na sede da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

São 24 horas-aula oferecidas aos participantes, distribuídas em três dias de atividades. Nesse período, o aluno participará de oficinas, simulações e dramatizações que contribuirão para uma atuação competente como formador de magistrados.

Na abertura do curso, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador Eladio Lecey, falou sobre a importância do protagonismo do aluno. “Nossos formadores precisam usar métodos ativos em que se dê ao aluno magistrado o protagonismo. Nós, formadores, também estamos aprendendo. Eu fui professor tradicional por muitos anos e era considerado um bom profissional, mas, depois que fiz o FOFO, eu realmente me transformei”, relatou.

“O objetivo é tornar o aluno o verdadeiro construtor do seu conhecimento. O papel do professor é extremamente importante, mas não se trata do mestre que distribui conhecimento, e sim como facilitador, que dá condições para que os alunos construam seu próprio saber, o que chamamos de ‘ensinagem’, uma simbiose entre a aprendizagem e o ensino”, ressaltou o professor José Henrique Torres, juiz do TJSP.

Ao longo da semana, os formadores José Henrique Torres, Erisevelton Lima, Flávia Regina Agra, Gilson Jacobsen e Maria Eveline Pinheiro, ministrarão aulas com os temas: O Desenvolvimento na Formação de Magistrados; A Docência no Contexto da Magistratura; As Diretrizes Pedagógicas da Enfam; O Planejamento de Aula, entre outros.

Confira mais fotos do curso no Flickr da Enfam.