Enfam se reúne com representantes do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais de Magistratura (Copedem)

Durante o encontro, o diretor-geral da Escola, ministro Mauro Campbell Marques, foi agraciado com a medalha de mérito acadêmico Antônio Rulli Júnior

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) busca atuar de forma cada vez mais colaborativa com instituições de ensino voltadas à formação de juízas e juízes. Nesta terça-feira, 27 de setembro, o diretor-geral da Escola, ministro Mauro Campbell Marques, e membros da equipe da instituição se reuniram com dirigentes do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais de Magistratura (Copedem) para a integração e o compartilhamento de informações sobre o trabalho desenvolvido nas entidades.

O ministro Mauro Campbell afirmou que a meta da sua gestão é trazer as escolas de magistratura para perto da Enfam, o que será feito de duas formas. “Primeiro, ouvindo o que [as escolas] têm a nos ensinar e agregar de melhor para a magistratura brasileira e, segundo, fazendo com que todas as políticas públicas preconizadas pelo Conselho Nacional de Justiça sejam referência para as escolas”, destacou.

Também presente no encontro, o presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, classificou a reunião como histórica e disse que os sentimentos que os unem são de diálogo e de reaproximação. “Desde a criação do Copedem, houve uma proximidade muito efetiva com a Enfam, não só em projetos desenvolvidos em conjunto, mas na implementação de ensino continuado que propiciasse uma formação profissional com nível acadêmico e pesquisa científica dentro das instituições do Poder Judiciário para melhorar a prestação do serviço jurisdicional e a qualidade de vida da comunidade”, disse o desembargador.

Já a vice-presidente e diretora acadêmica de cursos e convênios internacionais do Colégio, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, destacou quatro assuntos: o primeiro tratou da importância de as escolas judiciárias, com o apoio da Enfam, mobilizarem seus magistrados de 1º e 2º graus para as políticas públicas estabelecidas pelo CNJ. O segundo abordou o apoio da Escola em ações realizadas para que os magistrados façam visitas a partir do método transracional.

O terceiro ponto observou a importância da pesquisa no judiciário, destacando que as portas foram abertas nesse sentido a partir do mestrado da Enfam. Por fim, tratou da abertura das escolas judiciais nos países de língua portuguesa. “Esse último ponto tem contexto de combate ao racismo estrutural, que é importantíssimo. A gente deve à África e está na hora de pagarmos nosso débito”, comentou.

A reunião contou também com a presença de demais membros do Copedem, como o desembargador Caetano Levi Lopes, conselheiro consultivo da entidade, que destacou os projetos desenvolvidos com foco na questão fundiária e na ressocialização de condenados.

Homenagem – Ao final da reunião, o ministro Campbell foi agraciado com a medalha de mérito acadêmico Codepem Antônio Rulli Júnior. “A homenagem me agrega ainda mais responsabilidade na condução da Enfam, mas é sempre acalentador saber que conto com a experiência e o gabarito intelectual da Copedem, que tem realizado um trabalho extraordinário no aprimoramento da formação de magistrados brasileiros”, destacou.