Enfam vai ao Amazonas para realizar curso e encontro

Liderada pela diretora-geral do órgão, ministra Maria Thereza de Assis Moura, uma equipe da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) iniciou a semana em Manaus para participar de dois eventos promovidos junto à Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam): o Encontro de Diretores das Escolas Judiciais e de Magistratura da Região […]

Liderada pela diretora-geral do órgão, ministra Maria Thereza de Assis Moura, uma equipe da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) iniciou a semana em Manaus para participar de dois eventos promovidos junto à Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam): o Encontro de Diretores das Escolas Judiciais e de Magistratura da Região Norte, realizado ontem (11), e o curso Formação de Formadores, iniciado hoje (12).

O primeiro evento, ocorrido no Centro Cultural Palácio da Justiça, localizado no Centro Histórico de Manaus, reuniu presidentes e corregedores dos tribunais de justiça do Norte do País. O encontro serviu para debater demandas para o aperfeiçoamento do trabalho judiciário.

Na oportunidade, foi concedida à ministra Maria Thereza a Comenda do Mérito Judiciário e Acadêmico, alusiva aos 125 anos da instalação da Justiça no Amazonas. A honraria é concedida a pessoas que prestaram relevantes serviços à educação judicial e à magistratura estadual, contribuindo para a evolução e o aprimoramento do Poder Judiciário no Estado.

Ao presidir a reunião de diretores, a diretora-geral da Enfam destacou que a regionalização dos encontros promove um diálogo mais profícuo e próximo das demandas das escolas. “Os dirigentes têm a oportunidade de maior integração e troca de experiências”, frisou a ministra.

A pauta da reunião incluiu demandas sobre questões diversas, como a motivação e relevância da formação inicial e continuada, o papel das corregedorias na formação dos magistrados e o compartilhamento de cursos a distância da Enfam.

Também foi abordada a necessidade de ações educacionais com temas relevantes para a Região Norte, como direito indígena, direto agrário, direito ambiental, pedofilia e tráfico de pessoas, entre outros.

Na avaliação do diretor da Esmam, desembargador Ari Moutinho, a reunião contribuiu para “relacionar ideias visando o aperfeiçoamento da magistratura”. Para o desembargador, a discussão contribuirá para tornar a prestação jurisdicional mais rápida e eficaz.

Formação de Formadores

O nível 1 do módulo 1 do curso Formação de Formadores reúne, de hoje (12) até a próxima quinta-feira (14), 45 magistrados dos sete estados que compõem a Região Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Nessa primeira etapa, os alunos são apresentados aos fundamentos iniciais da ação docente, que abrangem desde a formação para a docência no âmbito da magistratura até noções gerais de educação, currículo, formação, construção do conhecimento, modalidades, planejamento, ensino, aprendizagem e avaliação nesse cenário. O curso tem carga de 24 horas.

Veja mais fotos do encontro no álbum da Enfam no Flickr.