ENM da França divulga ações educacionais para 2015

A Escola Nacional da Magistratura da França (ENM) acaba de divulgar, em três idiomas, suas ações de formação de magistrados para 2015. A ENM e a Embaixada da França no Brasil têm atuado em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em várias atividades voltadas para o aperfeiçoamento dos juízes […]

A Escola Nacional da Magistratura da França (ENM) acaba de divulgar, em três idiomas, suas ações de formação de magistrados para 2015. A ENM e a Embaixada da França no Brasil têm atuado em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em várias atividades voltadas para o aperfeiçoamento dos juízes brasileiros.

O editorial dos catálogos em francês, inglês e espanhol é assinado pelo diretor adjunto da Escola Nacional da Magistratura, Samuel Vuelta Simon, e traz reflexão sobre o reconhecimento por parte dos governos contemporâneos da importância de formar bem seus agentes públicos, em especial, os magistrados, por se tratar de uma categoria de profissionais responsável por contribuir para a ordem pública e a paz social de forma independente.

O magistrado bem formado também poderá melhorar o funcionamento dos sistemas existentes, resistir a ameaças, enfrentar as novas demandas judiciais e engajar-se em reformas profundas. A ENM ressalta que a formação ministrada pelas escolas aos juízes vai além do conhecimento teórico e visa levá-los à aplicação no exercício da função judicante. Ou seja, o foco é a experiência profissional adquirida com base na experimentação prática, que não se aprende nos códigos e livros.

Samuel Vuelta destaca que, dos mais de 500 cursos oferecidos pela escola francesa, estão nos catálogos apenas aqueles considerados adequados às condições de ensino e orientações pedagógicas adotadas pelas escolas de magistratura dos países que vêm estabelecendo parceria com a ENM. O diretor adjunto convida todos os magistrados que queiram discutir suas experiências, dúvidas e soluções com colegas da França e de outros países a participar dos cursos como forma de tornar a Justiça uma realidade diária, e não apenas um conceito, um valor.

As inscrições nos cursos da ENM devem ser solicitadas pelos interessados às escolas de origem que farão o encaminhamento à Embaixada da França.

Para acessar os catálogos, clique abaixo:

Francês

Inglês

Espanhol