Equipe da Enfam participa de curso para refinar projeto pedagógico

A equipe pedagógica da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) reuniu-se para discutir o conteúdo das diretrizes pedagógicas da Escola e contou com a orientação da professora e doutora em educação, Acacia Kuenzer. A partir das discussões, elaborou-se um documento preliminar que foi apreciado pelo grupo para formatação final. O objetivo da […]

A equipe pedagógica da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) reuniu-se para discutir o conteúdo das diretrizes pedagógicas da Escola e contou com a orientação da professora e doutora em educação, Acacia Kuenzer. A partir das discussões, elaborou-se um documento preliminar que foi apreciado pelo grupo para formatação final.

O objetivo da Enfam é elaborar as diretrizes pedagógicas, a partir dos normativos existentes, no sentido de proporcionar uma formação mais voltada às necessidades do trabalho cotidiano do magistrado. A professora Acacia lembra que para isso “será necessário oferecer cursos menos teóricos, mais voltados para a aplicação dos conhecimentos nas situações práticas, com metodologias adequadas como estudos de caso, problematização e não só com aulas expositivas, de modo a ter os magistrados como protagonistas na construção do seu próprio conhecimento”, afirmou.

A secretária-executiva da Enfam, Rai Veiga, ressalta a importância do trabalho de elaboração das diretrizes pedagógicas, por se tratar de orientações de cunho prático para o trabalho das escolas judiciais e de magistratura.  “A Enfam, desde os seus primeiros normativos, sinaliza para uma educação humanista, interdisciplinar e pragmática, mas pouco foi feito no sentido de construir ferramentas e fundamentos que possam auxiliar na operacionalização desses conceitos na prática cotidiana das escolas”, lembra a Rai Veiga.

O próximo passo será a realização de seminários com todas as escolas judiciais e de magistratura para avaliar o documento elaborado pela Enfam que só será divulgado após aprovação conjunta de todas as escolas. Os seminários ocorrerão no período de 7 a 10 de outubro.