Escola da magistratura de Roraima abre ano pedagógico com palestra e lançamento de livro

A Escola do Judiciário de Roraima (EJURR) realizou, na última quarta-feira, dia 15, a abertura do ano pedagógico. Durante a solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado e o diretor da escola, desembargadores Lupercino Nogueira e Mauro Campello, assinaram Termos de Cooperação Acadêmica e Tecnológica com representantes da Universidade Federal de Roraima, Faculdades […]

A Escola do Judiciário de Roraima (EJURR) realizou, na última quarta-feira, dia 15, a abertura do ano pedagógico. Durante a solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado e o diretor da escola, desembargadores Lupercino Nogueira e Mauro Campello, assinaram Termos de Cooperação Acadêmica e Tecnológica com representantes da Universidade Federal de Roraima, Faculdades Cathedral e Faculdade Roraimense de Ensino Superior.

Os documentos objetivam promover a cooperação técnica, científica e educacional entre as instituições, visando a desenvolver atividades voltadas para o ensino, pesquisa e extensão. Além de favorecer o intercâmbio cultural, de profissionais e de acadêmicos nas áreas de interesse comum, a iniciativa impulsionará a produção de programas e projetos nas áreas afins.

Paralelamente à assinatura dos termos, a EJURR ofereceu a palestra “Juros remuneratórios e a função social do contrato”, destinada a magistrados, servidores do TJRR e operadores e acadêmicos do direito, e também abriu curso para fins de vitaliciamento e promoção por merecimento de magistrados, com o módulo “Mandado de segurança”.

Na ocasião, o principal palestrante da noite, desembargador Elpídio Donizetti, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, lançou o livro Curso Didático de Direito Processual Civil. Desenvolvido para todos os operadores do direito, entre eles advogados, defensores públicos, magistrados e candidatos a concursos da área jurídica, o livro é simples, direto e objetivo. A obra possui súmulas ao fim de cada capítulo, quadros esquemáticos, além de questões objetivas e discursivas, com os respectivos gabaritos.