Esgotadas as vagas para participar dos seis cursos a distância oferecidos pela Enfam

As inscrições para as 420 vagas oferecidas nos seis cursos na modalidade a distância da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) estão encerradas. As aulas virtuais terão início no dia 27 de agosto. As ações educacionais oferecidas são: Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes, Serviço extrajudicial, Execução penal, Improbidade Administrativa, Formação de […]

As inscrições para as 420 vagas oferecidas nos seis cursos na modalidade a distância da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) estão encerradas. As aulas virtuais terão início no dia 27 de agosto.

As ações educacionais oferecidas são: Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes, Serviço extrajudicial, Execução penal, Improbidade Administrativa, Formação de tutores no contexto da magistratura e Planejamento de ensino no contexto da magistratura. Os cursos são oferecidos por meio da plataforma virtual da Enfam.

As ações sobre Formação de tutores no contexto da magistratura e Planejamento de ensino no contexto da magistratura serão realizadas por magistrados e servidores das escolas judiciais e da magistratura e não servem para efeitos de vitaliciamento. Os outros quatro cursos são exclusivos para magistrados e servem para progressão na carreira.

Mudanças

A oferta de cursos a distância pela Enfam é crescente. Passaram de seis em 2013 para oito em 2014. Em 2015, já foram concluídos nove cursos a distância. A metodologia também passou por mudanças, cada curso trabalha uma unidade por semana, conforme carga horária estipulada. O material disponibilizado pela Enfam aos participantes é diversificado. São apostilas, videoaulas gravadas por professores que atuam nas mais diversas áreas de interesse do magistrado, além de um espaço virtual relevante para compartilhar experiências e esclarece dúvidas sobre o conteúdo do curso: os fóruns de discussão formativa. Ao término de todas as unidades, o participante desenvolve um estudo de caso, como atividade final do curso. Tudo isso, sob o olhar atento de um tutor, que pode ser um juiz federal ou estadual.