Etapa presencial do curso Tribunal do Júri encerra com a participação de 39 magistrados

Durante dois dias de aulas presenciais na Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), 39 magistrados participantes do curso Tribunal do Júri vivenciaram simulações da instalação do júri. O curso foi realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com a EMAB. Nesta etapa, os formadores foram os juízes José Henrique […]

Durante dois dias de aulas presenciais na Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), 39 magistrados participantes do curso Tribunal do Júri vivenciaram simulações da instalação do júri. O curso foi realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com a EMAB.

Nesta etapa, os formadores foram os juízes José Henrique Torres, titular da 1ª Vara do Júri Comarca de Campinas (SP), e Reno Viana Soares, titular da Vara do Júri e Execuções Penais de Vitória da Conquista (BA).

A coordenadora geral da EMAB, juíza Patrícia Cerqueira, destacou que o diferencial desta edição do curso é que pela primeira vez foi realizado de forma mista, ou seja, uma etapa à distância e outra presencial. “A parte presencial, em encontros de dois dias, foi desenvolvida através de métodos ativos, com simulação do júri, simulação dos debates, simulação da votação dos quesitos e elaboração das sentenças”, afirmou.

O curso buscou proporcionar aos magistrados a atualização, o aperfeiçoamento e o aprofundamento dos saberes teóricos e práticos necessários para o exercício de sua função jurisdicional na condução dos processos de competência do Tribunal do Júri. A proposta metodológica seguiu uma orientação humanística, sistêmica e pragmática e utilizou métodos que primam pela participação ativa dos formandos, incentivando o compartilhamento das experiências e a interação com o formador a partir de atividades práticas.

Com informações da EMAB