No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas mais adequadas à especificidade da magistratura se faz necessária. Esta ação específica está enquadrada no Nível 1 Módulo 2 do Curso de Formação de Formadores.

Desenvolvimento Docente – Nível 1, Módulo 2 – Turmas remanescentes
agosto, 2025
Detalhes do Evento
No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar
Detalhes do Evento
No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas mais adequadas à especificidade da magistratura se faz necessária. Esta ação específica está enquadrada no Nível 1 Módulo 2 do Curso de Formação de Formadores.
Tempo
Agosto 4 (Segunda-feira) - Setembro 1 (Segunda-feira)
Localização
EaD
Educação a Distância
Objetivos
Objetivo Geral
Organizar o Planejamento de Ações Educativas e de Aula com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos.
Objetivos Específicos
1. Analisar aspectos orientadores do processo de ensino-aprendizagem e da prática educativa para desenvolver competências conforme a literatura educacional, os documentos orientadores da Enfam e da instituição onde a pessoa participante atua, observar as diretrizes e os fundamentos pedagógicos que orientam o planejamento e a realização das ações educativas e demonstrar compreensão de suas condições de aplicação em ações educativas.
2. Sistematizar justificativa da ação educativa, de forma colaborativa com a coordenação e/ou a equipe técnico-pedagógica, com explicitação da problematização, considerando a situação-problema e as competências a serem desenvolvidas com a prática educativa, identificada como solução para o problema detectado na prática.
3. Definir objetivos e conteúdo de aprendizagens que considerem o contexto de formação e as necessidades de aprendizagens, observando-se situações-problemas e, com base nelas, dimensões de competências a serem desenvolvidas.
4. Indicar proposta metodológica ativa, com estratégias, procedimentos, técnicas e recursos que demonstrem o percurso formativo, adotando fundamentos didático-pedagógicos pertinentes ao desenvolvimento profissional com foco nas situações/nas competências/nos objetivos e no conteúdo de aprendizagens ativas/significativas voltadas para a aplicação efetiva no trabalho.
5. Definir proposta avaliativa com estratégias, procedimentos e instrumentos adequados aos processos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento de competências, tendo em vista os objetivos a serem alcançados.
Público-alvo
Magistradas e magistrados de tribunais superiores ou conselhos, juízas e juízes federais e estaduais, servidoras e servidores da Justiça Federal, Justiça estadual, tribunais superiores ou conselhos.
Nº de vagas
140
Carga horária
40 horas-aula
Conteúdos
Etapa 1 – Fundamentos para o processo de ensino-aprendizagem: Diretrizes Pedagógicas, conceito de competências e elaboração de situação-problema.
Etapa 2 – Elementos do plano para desenvolver competências: elaboração da justificativa, competência de referência e objetivo geral.
Etapa 3 – Elementos do plano para desenvolver competências: elaboração dos objetivos específicos e dos conteúdos.
Etapa 4 – Elementos do plano para desenvolver competências: elaboração dos procedimentos metodológicos e avaliativos.