Ação de capacitação: Curso de Formação de Formadores – Módulo 1: Elementos da atividade docente no contexto da mediação judicial (Turma 2)
Período de inscrição Turma 2: 1º de março a 20 de março de 2018
Data de realização Turma 2: 04 a 06 de abril de 2018
Modalidade: Presencial
Local: Sala de aula da Enfam, localizada no SCES Trecho 3 Polo 8 Lote 9, 1º andar – Prédio do Conselho da Justiça Federal – Brasília/DF
Carga horária: 24 horas
Participantes: instrutores de cursos de formação de mediadores judiciais que atuam nos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemecs. Os custos de deslocamento e hospedagem dos participantes serão de responsabilidade dos seus respectivos tribunais de origem.
Vagas: 40
Esta edição do Curso de Formação de Formadores (FoFo), planejada para os formadores de instrutores de cursos de mediadores judiciais, contará com três etapas:
a) esta primeira, realizada na modalidade presencial, nos dias 04 a 06 de abril de 2018;
b) a segunda, estruturada em um módulo de 40 horas, desenvolvido na modalidade de educação a distância, buscando a sedimentação da base teórica e a sua aplicação, a ser realizada no período de 16 de abril a 23 de maio de 2018;
c) a terceira e última etapa, na modalidade presencial (em Brasília), planejada em 16 horas, visando a sistematização do processo, que será realizada nos dias 27 a 28 de junho de 2018.
Caracterização do Módulo 1
Apresentação inicial sobre a organização do trabalho educativo, enfatizando os elementos básicos de ensino relacionado ao contexto da mediação judicial e as diretrizes pedagógicas que orientam as ações educativas para a formação de mediadores judiciais.
Objetivos do Módulo 1
- Desenvolver atividade docente orientada;
- Identificar os elementos que integram as ações educativas e a prática de ensino;
- Conhecer e aplicar na ação docente os fundamentos didáticos pedagógicos básicos expressos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam;
- Organizar o Planejamento de Ações Educativas e de Aula com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos.
Certificação
Serão considerados aprovados, tendo direito à certificação, os magistrados-alunos que participarem das atividades individuais e em grupo desenvolvidas ao longo de cada módulo e tiverem 100% de presença nos módulos presenciais