Formação de Formadores em agosto na Enfam

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promove, no período de 1º a 5 de agosto, o módulo 1 do Curso de Formação de Formadores – Nível 1, em Brasília. O curso abordará vários temas, entre eles: a análise sobre o exercício para a docência no contexto da magistratura; as especificidades do […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promove, no período de 1º a 5 de agosto, o módulo 1 do Curso de Formação de Formadores – Nível 1, em Brasília.

O curso abordará vários temas, entre eles: a análise sobre o exercício para a docência no contexto da magistratura; as especificidades do aprender e do ensinar; a sistematização e a intencionalidade no desenvolvimento de ações educativas; e planejamento de ensino. Também serão realizadas atividades práticas supervisionadas de planejamento e simulação de aulas, bem como avaliação geral dos trabalhos ao final.

Os alunos magistrados serão orientados pelos seguintes formadores: o desembargador Roberto Portugal Bacellar, do Tribunal de Justiça do Paraná; a juíza federal Cintia Brunetta, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região; o juiz federal Vladimir Santos Vitovsky, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; o pedagogo Erisevelton Silva Lima, doutor em Avaliação pela Universidade de Brasília e mestre em Educação na área de Política e Administração Educacional pela Universidade Católica de Brasília; a pedagoga Marizete da Silva Oliveira, coordenadora de Planejamento e Avaliação de Ações Pedagógicas da Enfam; e a pedagoga que também integra a equipe da Escola Nacional Maria Eveline Pinheiro, mestre em Educação pela Universidade de Brasília.

Essa é a segunda turma do Curso de Formação de Formadores realizada pela Enfam desde a reestruturação do curso, resultado de estudos desenvolvidos pela equipe técnica da Escola Nacional com a participação das demais escolas de formação de magistrados. A nova estrutura está sendo avaliada pela Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam.

A Formação de Formadores teve sua carga horária aumentada de 40 para 100 horas-aula, distribuídas em dois módulos de 40 horas cada e mais 20 horas destinadas à atividade orientada, que consiste no planejamento e no desenvolvimento de ação formativa organizada com base no trabalho realizado no módulo 1.