Formação de Formadores regional abre inscrições para magistrados do Sul

Escolas judiciais da Região Sul têm até 2 de março para indicar juízes estaduais e federais para participar do próximo Curso de Formação de Formadores Regional – Módulo 1. As inscrições foram abertas em 16 de fevereiro.

O curso será presencial, com duração de 24 horas. As aulas ocorrerão entre 13 e 15 de março, na sede da Escola da Magistratura do TRF da 4ª Região – EMAGIS, em Porto Alegre (RS). Nessa edição, serão formadas duas turmas de 25 participantes cada.

Segundo Eveline Pinheiro, chefe da Seção de Planejamento e Avaliação Educacional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam, é no módulo 1 que os magistrados são introduzidos a conceitos que os levarão, ao longo do curso, a dominar as competências necessárias para atuar como docentes.

“Nessa etapa inicial, o conteúdo oferecido abrange os princípios e fundamentos das diretrizes pedagógicas da Enfam, bem como as orientações pedagógicas que norteiam nossa proposta educativa”, explica Eveline.

De acordo com a pedagoga, essa abordagem inclui a organização do ensino para o desenvolvimento de competências, a articulação entre teoria e prática e o desenvolvimento de metodologias ativas.

O formato do curso prevê a atuação conjunta de um magistrado e um pedagogo na formação dos formadores. Segundo Eveline, isso permite uma percepção mais concreta da aplicação pedagógica na ação educacional de formação de magistrados.

“Todo o curso é dado por meio de atividades práticas, que facilitam a percepção da teoria pedagógica necessária para a prática educacional”, garante.

O Curso de Formação de Formadores da Enfam é estruturado em três módulos. Após a etapa inicial em Porto Alegre (RS), serão ministrados mais dois módulos: um deles na modalidade de educação a distância (EaD), em ambiente virtual, e outro presencial, na sede da Enfam.

No módulo 2 (EaD), serão aprofundadas questões apresentadas na primeira parte do curso, e o módulo 3 funcionará como síntese de toda a formação recebida, enriquecida com a vivência dos participantes.