Formação de formadores tem novos cursos da Enfam em EaD

Um dos principais pilares da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) é a capacitação de magistrados e servidores do Poder Judiciário que atuam ou atuarão como tutores de cursos. Conhecido como FoFo ou Formação de Formadores, o programa conta com treinamentos presenciais e a distância, mas agora, com as restrições sanitárias necessárias […]

Um dos principais pilares da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) é a capacitação de magistrados e servidores do Poder Judiciário que atuam ou atuarão como tutores de cursos. Conhecido como FoFo ou Formação de Formadores, o programa conta com treinamentos presenciais e a distância, mas agora, com as restrições sanitárias necessárias por conta da pandemia de Covid-19, está realizando todas as suas atividades de maneira virtual.

Atualmente, dois cursos estão em andamento. Um deles é o de formação de tutores, destinado a magistrados e servidores de escolas estaduais e da magistratura. Os objetivos do curso são acompanhamento da interação mediante monitoramento das participações no ambiente virtual de aprendizagem, aplicação de fundamentos, princípios, possibilidades e metodologia de EaD, além de ideias e soluções para questões que podem surgir durante o processo de ensino-aprendizagem, entre outros. Os 160 inscritos serão divididos em quatro turmas.

O segundo curso é o de Direitos Autorais, este exclusivo para servidores das equipes pedagógicas das Escolas, para que estes tenham a capacidade de responder aos questionamentos relacionados à produção, disponibilização e compartilhamento de materiais didáticos com terceiros dentro de suas próprias plataformas. Em uma turma de 60 inscritos, serão tratados temas como os marcos legais dos direitos autorais, autoria, proteção da obra, domínio público e contrato.

Em breve, a Enfam também promove o curso de Visual Law. Com duração de 10 horas dividido em 4 dias, o curso visa inovar a comunicação jurídica, desenvolvendo habilidades capazes de, com o uso de ferramentas de linguagem visual, torná-la prática e eficiente. As aulas começarão no dia 12 de agosto.