Cerca de 20 formadores que concluíram o Nível 1 do curso Formação de Formadores começaram, nesta terça-feira (15), em Brasília, a oficina Comunicação e Uso de Recursos Tecnológicos no Processo de Ensino-Aprendizagem, que equivale ao Nível 2 do curso FOFO. A ação educacional, totalmente desenvolvida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), […]
Cerca de 20 formadores que concluíram o Nível 1 do curso Formação de Formadores começaram, nesta terça-feira (15), em Brasília, a oficina Comunicação e Uso de Recursos Tecnológicos no Processo de Ensino-Aprendizagem, que equivale ao Nível 2 do curso FOFO.
A ação educacional, totalmente desenvolvida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), tem carga de 20 horas-aula e segue até esta quarta-feira (16), em sua etapa presencial, seguida de mais 4 horas-aula no ambiente virtual de aprendizagem.
Com a realização da atividade, os participantes desenvolverão e refletirão os aspectos do trabalho de educador na gestão de grupo e espaço pedagógico. A ideia é estabelecer diálogos em espaços educativos.
Com base em conceitos de dialética e comunicação dos trabalhos de Vigotsky, Bakhtin e José Manuel Moran, uma das propostas da oficina é promover nos cursistas a ideia da participação do aluno no desenvolvimento da aula, explorando elementos relacionados à comunicação, tendo como referência também os conceitos de metodologias ativas e protagonismo discente.
No decorrer da oficina, as atividades serão trabalhadas nos seguintes temas: Estabelecimento de Diálogos em Espaços Educativos; A Sala de Aula como Espaço de Aprendizagem e Fenômeno Social; A Gestão da Sala de Aula; O Papel do Comunicador e do Interlocutor; Os Aspectos da Comunicação que Apoiam o Desenvolvimento da Atuação Docente; Como Promover a Participação do Aluno no Desenvolvimento da Aula Expositivo-Dialogada; e O Eu Docente e os Recursos ao Meu Dispor: meu corpo, instrumentos e tecnologias.
Atividades práticas
Durante a oficina, serão realizadas algumas dinâmicas e atividades práticas. Nessa tarde, por exemplo, os participantes fizeram uma atividade prática de apresentação, considerando a sua importância para o estabelecimento de espaços interativos.
Haverá ainda atividades com enfoque em recursos tecnológicos, no intuito de mostrar ferramentas como: Moodle, Prezi, Google Drive, entre outras, que podem ajudar no trabalho pedagógico, além de exercícios de respiração, voz e postura para docentes.
Confira mais fotos da oficina no Flickr da Enfam.