Formadores da Enfam participam de evento na Escola Superior da Magistratura Italiana

Visitaram hoje (24/7) a sede didática da Scuola Superiore della Magistratura (SSM) da Itália, em Scandicci (Firenze), os juízes federais e formadores da Enfam João Batista Lazzari e Gilson Jacobsen. Ambos pertencem à 4ª Região e estão fazendo pesquisa pós-doutoral em Direito Constitucional / Poder Judiciário / Formação de Magistrados junto à Alma Mater Studiorum Università di Bologna.

Na oportunidade, foram recebidos pelos magistrados italianos Luca Perilli e Nicola Russo, ambos do Comitê Diretivo da Escola, de quem receberam explicações detalhadas acerca da formação inicial e da formação continuada de magistrados na Itália, além do Manual sobre a metodologia de formação judiciária na Europa e do Programa de Atividade Formativa da SSM de 2017.

Os juízes e pesquisadores brasileiros também foram convidados a abrir a fala do jurista italiano Vladimiro Zagrebelsky, que já integrou a Corte Europeia de Direitos Humanos, fazendo breve apanhado a respeito dos Direitos Fundamentais no Brasil. Zagrebelsky foi convidado pela Escola italiana para falar a um grupo de juízes italianos finalistas em um concurso europeu sobre direitos humanos (competizione Themis della Rete Europea di Formazione Giudiziaria).