II Encontro Nacional de Formadores vai analisar resultados do biênio 2014/2015

O II Encontro Nacional de Formadores – práticas, desafios e perspectivas formativas no contexto da magistratura, será realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e terá início no próximo dia 21 de outubro, em Brasília. Os participantes que já se inscreveram no evento poderão fazer a opção para participar das mesas redondas […]

O II Encontro Nacional de Formadores – práticas, desafios e perspectivas formativas no contexto da magistratura, será realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e terá início no próximo dia 21 de outubro, em Brasília. Os participantes que já se inscreveram no evento poderão fazer a opção para participar das mesas redondas e oficinas, até o próximo dia 18.

Durante três dias, docentes, coordenadores, gestores e pesquisadores envolvidos com a formação de magistrados estarão reunidos para avaliar os resultados da Formação de Formadores no âmbito da Enfam e das Escolas federais e estaduais. Na ocasião, os participantes compartilharão experiências e práticas bem sucedidas ao longo dos últimos dois anos (2014/2015).

No evento também serão analisadas as diretrizes e propostas apresentadas pela Enfam para traçar o programa de formação de formadores, além de apresentar, com base nessas diretrizes, novas proposições.

A abertura será feita pelo secretário-geral da Enfam, juiz Paulo Tamburini, pela secretária executiva da Escola Nacional, Márcia de Carvalho e pela juíza federal, Vânila Cardoso André de Moraes.

No primeiro dia do encontro, pela manhã, o público contará com as palestras da pedagoga e ex-secretária executiva da Enfam, Rai Veiga; do professor Erisevelton Silva Lima; do juiz José Henrique Torres e das formadoras da Enfam, Solange Rauchbach Garani e Magali Chules.

Para o período da tarde estão previstas as palestras da coordenadora de Ensino e Pesquisa da Enfam, Marizete da Silva Oliveira e dos pedagogos da Escola, Maria Eveline, Kamilla Queiroz e Fernando Alves.

Duas mesas redondas serão constituídas para debater os temas propostos: Contexto e Perspectiva da Formação de Formadores; Experiências de magistrados formadores da Enfam; A fundamentação pedagógica articulada ao conhecimento jurídico como orientação para o trabalho do formador e As metodologias ativas como estratégias de formação do magistrado.

No segundo dia do Encontro (22), além de palestras, haverá seis oficinas temáticas. Os encaminhamentos decorrentes dos grupos temáticos serão apresentados no último dia (23). 

Realização

A Enfam já realizou 22 turmas de cursos de formação de formadores em 2015, sendo 19 na modalidade presencial e três de ensino a distância. Além disso, em 2012, foi concluído um curso voltado à formação pedagógica de magistrados formadores e, em 2014, a Escola retomou a prática formativa com a realização de 8 turmas (sete presenciais e uma a distância). Até junho deste ano, contabiliza-se o total de 31 turmas de cursos de formação de formadores.

Os cursos foram os seguintes: Planejamento de ensino e aula – no contexto da magistratura; Tutoria – no contexto da magistratura; Capacitação em Diretrizes Pedagógicas da Enfam; Laboratório de Estudo de Caso.

O público do curso é formado por magistrados e servidores atuantes em equipes pedagógicas nas escolas judiciais e da magistratura.

O evento será importante no sentido de integrar e melhor direcionar as práticas de formação de formadores de magistrados até então adotadas no âmbito das escolas.

Para fazer a inscrição de participação nas mesas redondas e oficinas, clique aqui

Confira a programação