Fundamentação e práticas para acompanhar e fiscalizar cursos credenciados pela Enfam

Período de inscrição: De 4 a 12/9/2017

Data de realização: De 20 a 22/9/2017

Modalidade: Presencial

Carga horária prevista para a turma: 24 horas-aula

Local:  Sala de Aula da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira – Enfam. Endereço: SCES Trecho 3 Polo 8 Lote 9 1º andar – Prédio do Conselho da Justiça Federal – Brasília/DF

Objetivo Geral: Analisar o desenvolvimento dos cursos credenciados pela Enfam, considerando componentes do plano do curso, com base em critérios predefinidos, conforme normas e diretrizes pedagógicas da Enfam, bem como fundamentos da literatura educacional, posicionando-se por meio de relatório escrito.

Conteúdos:

  1. Trabalho educativo da Enfam– Atribuições relacionadas ao credenciamento e à fiscalização de cursos oficiais, considerando dispositivos da Resolução Enfam n. 2/2016, da Resolução Enfam n. 2/2017, da Instrução Normativa Enfam n. 1/2017, bem como orientações descritas nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam.
  2. Diretrizes Pedagógicas da Enfam– natureza da educação, princípios pedagógicos e competências – as diferenças/características do ensino tradicional, centralizado no professor, e o ensino com o foco no aluno.

2.1. Formação para o desenvolvimento de competências

  1. Planejamento de ensino – plano de curso e aula – elementos estruturantes do plano de ensino.

3.1. Aspectos metodológicos (metodologias ativas) e estratégias avaliativas nos cursos para a formação de magistrados.

  1. Orientações para o acompanhamento/a avaliação de cursos credenciados: ficha e roteiro para observação; relatório da avaliação – relação entre planejamento e desenvolvimento de cursos.