Inscrição FOFO Mediação – Nível 1 – fase presencial

Ação de capacitação: Curso de Formação de Formadores – Módulo 1: Elementos da atividade docente no contexto da mediação judicial

Período de inscrição: 16 de outubro a 10 de novembro de 2017

Data de realização: 22 a 24 de novembro de 2017

Modalidade: Presencial

Local: Sala de aula da Enfam, localizada no SCES Trecho 3 Polo 8 Lote 9, 1º andar – Prédio do Conselho da Justiça Federal – Brasília/DF

Carga horária: 24 horas

Participantes: instrutores de cursos de formação de mediadores judiciais que atuam nos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemecs. Os custos de deslocamento e hospedagem dos participantes serão de responsabilidade dos seus respectivos tribunais de origem.

Vagas: 40

Esta edição do Curso de Formação de Formadores (FoFo), planejada para os formadores de instrutores de cursos de mediadores judiciais, contará com três etapas:

a) esta primeira, realizada na modalidade presencial, nos dias 22 a 24 de novembro de 2017;
b) a segunda, estruturada em um módulo de 40 horas, desenvolvido na modalidade de educação a distância, buscando a sedimentação da base teórica e a sua aplicação;
c) a terceira e última etapa, na modalidade presencial (em Brasília), planejada em 16 horas, visando a sistematização do processo.

As segunda e terceira etapas serão realizadas em 2018, em data a ser oportunamente informada aos participantes do Módulo 1.

Caracterização do Módulo 1

Apresentação inicial sobre a organização do trabalho educativo, enfatizando os elementos básicos de ensino relacionado ao contexto da mediação judicial e as diretrizes pedagógicas que orientam as ações educativas para a formação de mediadores judiciais.

Objetivos do Módulo 1

  • Desenvolver atividade docente orientada;
  • Identificar os elementos que integram as ações educativas e a prática de ensino;
  • Conhecer e aplicar na ação docente os fundamentos didáticos pedagógicos básicos expressos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam;
  • Organizar o Planejamento de Ações Educativas e de Aula com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos.