Inscrições abertas para 510 vagas em seis cursos de educação a distância

Magistrados estaduais e federais de todo país já podem se inscrever nos cursos de educação a distância oferecidos no ambiente virtual da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). São 510 vagas distribuídas em seis cursos sobre temáticas específicas. As inscrições têm início nesta segunda-feira (4/5) e se encerram no próximo dia 11. […]

Magistrados estaduais e federais de todo país já podem se inscrever nos cursos de educação a distância oferecidos no ambiente virtual da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). São 510 vagas distribuídas em seis cursos sobre temáticas específicas. As inscrições têm início nesta segunda-feira (4/5) e se encerram no próximo dia 11.

As ações educacionais oferecidas pela Enfam na modalidade a distância são: Tribunal do Júri (120 vagas); Gestão cartorária (120 vagas); Improbidade administrativa (120 vagas); Gestão de Pessoas (90 vagas), Planejamento de ensino (30 vagas) e Formação de tutores no contexto da magistratura (30 vagas).

Tribunal do Júri

O curso Tribunal do Júri integra a modalidade de formação continuada será dividido em quatro turmas com 30 participantes cada. O período de realização será de 25 de maio a 17 de junho, totalizando 30 horas para cada turma.

A finalidade do curso é proporcionar aos magistrados a atualização, o aperfeiçoamento e o aprofundamento dos saberes teóricos e práticos necessários para o exercício de sua função jurisdicional na condução dos processos de competência do Tribunal do Júri.

Gestão cartorária

A capacitação sobre Gestão cartorária será realizada no período de 25 de maio a 24 de junho e tem por objetivo principal proporcionar aos magistrados que exercem atividades na esfera da Justiça Federal e Estadual a atualização em temas sobre gestão estratégica como forma de otimizar o trabalho do cartório.

Os participantes serão distribuídos em quatro turmas de até 30 pessoas cada e a capacitação terá carga horária de 40 horas.

Improbidade administrativa

O curso Improbidade administrativa também será dividido em quatro turmas com até 30 participantes cada e será realizado no período de 25 de maio a 24 de junho, com carga horária de 40 horas.

A finalidade da ação educacional é instrumentalizar os magistrados para, em conformidade com as alterações legislativas e jurisprudenciais recentes, julgar ações de improbidade administrativa e penais relativas a crimes contra a administração pública, adotando postura ética e comprometida com a inibição de ações ímprobas.

Gestão de Pessoas

O quarto curso de educação a distância oferecido pela Enfam aos magistrados é sobre Gestão de Pessoas que será realizado no período de 25 de maio a 24 de junho.  A ação educativa terá duração de 40 e está distribuído em três turmas com 30 participantes cada.

O objetivo do curso é instrumentalizar os magistrados para desenvolverem competências relativas à gestão e à liderança, focando o novo contexto de gestão de pessoas no âmbito do Poder Judiciário.

Planejamento de ensino

A quinta ação educacional a distância será sobre Planejamento de ensino no contexto da magistratura – Fundamentos e práticas com 30 vagas que será realizado no período de 25 de maio a 24 de junho, com carga horária de 40 horas.

O objetivo do curso é que os magistrados e servidores atuantes na formação de magistrados possam planejar ações de formação de modo a demonstrar coerência entre objetivos, procedimentos metodológicos e avaliativos.

Formação de tutores

E por último, a educação a distância da Enfam oferecerá aos magistrados o curso Formação de tutores no contexto da magistratura com 30 vagas. Os participantes serão distribuídos em três turmas e o curso terá carga horária de 40 horas. A ação educativa será realizada no período de 25 de maio a 24 de junho.

Com a ação proposta, pretende-se que os participantes sejam capazes de exercer a tutoria de cursos na modalidade a distância com a apropriação de fundamentos teóricos e práticos, para que atuem com a compreensão do papel e das competências do formador que exerce atividades de tutoria.

 

Acesse os links abaixo para fazer inscrição:

Formação de Tutores no Contexto da Magistratura

 Gestão Cartorária

Gestão de Pessoas

 Improbidade Administrativa

Planejamento de ensino no contexto da magistratura

 Tribunal do Júri