Inscrições abertas para curso sobre contra-acompanhamento para autoproteção de magistradas e magistrados

Atividade ocorrerá no dia 18 de fevereiro, de forma virtual

Estão abertas as inscrições para o curso Introdução ao Contra-Acompanhamento para Autoproteção de Magistradas e Magistrados, realizado pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) e pela Corregedoria-Geral da Justiça Federal (CG). A atividade educacional será realizada no dia 18 de fevereiro, das 16h às 19h, de forma virtual, e é exclusiva para integrantes da magistratura federal.

As pessoas interessadas devem acessar a página de inscrição até o dia 14 de fevereiro e informar o e-mail institucional ao se cadastrarem. A atividade faz parte das ações promovidas pelo CEJ/CJF para aprimoramento da segurança institucional do Judiciário.

O objetivo do curso é fazer com que os magistrados compreendam o contra-acompanhamento como estratégia de autoproteção, identificando oportunidades para romper o ciclo de planejamento de possíveis agressores. A capacitação busca desenvolver uma mentalidade proativa e preventiva nos discentes, fortalecendo a cultura de autoproteção na magistratura federal.

As 100 vagas disponíveis serão preenchidas por ordem de inscrição, e os participantes que concluírem a capacitação receberão certificado.

O conteúdo programado contempla os seguintes temas:

  • Contra-acompanhamento e suas vertentes: contra-acompanhamento em sentido estrito e antiacompanhamento;
  • Ciclo do planejamento hostil e suas fases;
  • Quem joga com o agressor: vítima, alvo ou principal?
  • Quem vê, pode ser visto: como identificar os comprometimentos mais comuns na conduta do criminoso durante a obtenção de informações;
  • Concepções criminológicas e suas repercussões na construção de um ciclo dissuasório da intenção do agressor.

Acesse e confira mais informações sobre o curso.