Inscrições para o curso “O Poder Judiciário e a Mídia” vão até o dia 31

Termina na próxima terça-feira, dia 31, o  prazo para inscrições no curso “O Poder Judiciário e a Mídia”, que acontece entre os dias 6 e 8 de novembro na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília (DF). Aberto a magistrados de todo o País, o evento busca compreender as […]

Termina na próxima terça-feira, dia 31, o  prazo para inscrições no curso “O Poder Judiciário e a Mídia”, que acontece entre os dias 6 e 8 de novembro na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília (DF).

Aberto a magistrados de todo o País, o evento busca compreender as tensões de relacionamento entre o Judiciário e a imprensa, a partir da reflexão sobre público e privado no Direito.

O objetivo é contribuir para um melhor entendimento dos aspectos que pautam a atuação de magistrados e profissionais da mídia.

Participam do evento, como expositores ou mediadores, magistrados e jornalistas de expressão, como os ministros Og Fernandes e Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o jurista Miguel Reale Júnior e os jornalistas Heraldo Pereira (TV Globo) e Felipe Recondo (Jota).

As inscrições podem ser feitas por meio da página enfam.jus.br/inscricao-judiciario-midia/.

Um total de 40 vagas foi oferecido aos magistrados, que poderão aproveitar o curso para fins de vitaliciamento e promoção na carreira da magistratura.

Metodologia

Durante o evento, magistrados e jornalistas abordarão temas diretamente relacionados ao seu universo profissional, em especial os conflitos que cercam a liberdade de imprensa e a necessidade de proteção à vida privada.

Questões pertinentes – como segredo de justiça, liberdade de comunicar e direito ao esquecimento, entre outras – serão discutidas em seus aspectos éticos, judiciais e legislativos.

A ação educacional será desenvolvida por meio de exposição dialogada, que envolve a colaboração dos participantes na construção dos conhecimentos, de modo a facilitar a aprendizagem.

A iniciativa prevê também a realização de mesas de debate relacionadas a temas como objetividade jornalística, novas tecnologias, formação dos profissionais do direito e da imprensa e de que modo uma área é vista sob a ótica da outra.

A ideia é que os debates estimulem momentos de interação entre os participantes, que poderão trocar informações e experiências a respeito dos assuntos tratados.

Acesse aqui a programação preliminar do curso.