Integrantes do Módulo Nacional de Formação Inicial participam de atividade no STJ

Grupo acompanhou início de sessão ordinária da Segunda Turma

Participantes do Módulo Nacional de Formação Inicial dos tribunais de justiça de Minas Gerais (TJMG) e Mato Grosso (TJMT) acompanharam, nesta terça-feira (20), o início da 12ª sessão ordinária da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves, e o secretário-geral da Escola, Ilan Presser, acompanharam a turma.

No início da reunião, o ministro do STJ Afrânio Vilela fez um cumprimento especial ao grupo e destacou que a magistratura é muito representativa para a sociedade. “Que a cada dia os senhores evoluam tanto na cultura – que já têm muito e mostraram isso através do concurso – mas, principalmente, dentro daqueles outros aspectos que se espera de um juiz: humanidade, solidariedade, compreensão e tentativa de sempre alcançar o ideal de todos nós, que é a justiça”, observou.

Vilela destacou que em breve ocuparão funções de destaque no Poder Judiciário e fez uma analogia à área de Direito como uma escada piramidal, que está sempre subindo e que nunca terá fim. “Só terminará no dia em que não houver mais conflitos sociais e, para isso seria necessária a existência de uma única pessoa na sociedade. Onde houver mais de uma pessoa, sempre haverá o Direito para equilibrar a relação”, disse.

O ministro Benedito Gonçalves recomendou que os novos magistrados tirem proveito desta semana, quando irão visitar e ter palestras em vários órgãos do Poder Judiciário, incluindo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). “Esta formação de agora não é mais de Direito. É o filtro da passagem de onde estiveram em suas carreiras para aprenderem a serem juízas e juízes”, observou.

Também estiveram presentes na sessão a ministra ex-presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura; os ministros Francisco Falcão, Marco Aurélio Bellizze e Teodoro Silva Santos; e o subprocurador-geral da República, Mário Luiz Bonsaglia.