Grupo acompanhou início de sessão ordinária da Segunda Turma
Participantes do Módulo Nacional de Formação Inicial dos tribunais de justiça de Minas Gerais (TJMG) e Mato Grosso (TJMT) acompanharam, nesta terça-feira (20), o início da 12ª sessão ordinária da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves, e o secretário-geral da Escola, Ilan Presser, acompanharam a turma.
No início da reunião, o ministro do STJ Afrânio Vilela fez um cumprimento especial ao grupo e destacou que a magistratura é muito representativa para a sociedade. “Que a cada dia os senhores evoluam tanto na cultura – que já têm muito e mostraram isso através do concurso – mas, principalmente, dentro daqueles outros aspectos que se espera de um juiz: humanidade, solidariedade, compreensão e tentativa de sempre alcançar o ideal de todos nós, que é a justiça”, observou.
Vilela destacou que em breve ocuparão funções de destaque no Poder Judiciário e fez uma analogia à área de Direito como uma escada piramidal, que está sempre subindo e que nunca terá fim. “Só terminará no dia em que não houver mais conflitos sociais e, para isso seria necessária a existência de uma única pessoa na sociedade. Onde houver mais de uma pessoa, sempre haverá o Direito para equilibrar a relação”, disse.
O ministro Benedito Gonçalves recomendou que os novos magistrados tirem proveito desta semana, quando irão visitar e ter palestras em vários órgãos do Poder Judiciário, incluindo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). “Esta formação de agora não é mais de Direito. É o filtro da passagem de onde estiveram em suas carreiras para aprenderem a serem juízas e juízes”, observou.
Também estiveram presentes na sessão a ministra ex-presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura; os ministros Francisco Falcão, Marco Aurélio Bellizze e Teodoro Silva Santos; e o subprocurador-geral da República, Mário Luiz Bonsaglia.