Já está disponível o 7° episódio do podcast Encontro com a Enfam

Em entrevista, representante do Unicef em Angola falou sobre as transformações e os desafios da adoção no cenário internacional

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) disponibilizou nesta segunda-feira (3/10) o sétimo episódio do podcast Encontro com a Enfam. A entrevistada da semana foi Ana Patricia Jaco Ben’Oliel, do quadro sênior do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Angola.

O tema do encontro foi Adoção Internacional: um novo olhar restaurativo para vidas das crianças e adolescentes. A representante do Unicef falou sobre sua experiência internacional com o assunto e apresentou tanto o contexto histórico de como a sociedade compreende a adoção quanto as nuances culturais, sociais, econômicas e religiosas de diferentes países acerca do tema.

“A adoção passou por diferentes e profundas transformações em sua finalidade. Originalmente, era mais focada no adotante, não considerando a vontade do adotado. A forma com que a criança é vista tem evoluído com o passar dos tempos”, destacou.

Ana Patrícia disse aos ouvintes que, ao longo dos anos, os direitos das crianças passaram a ser mais observados, mas que, mesmo com essa transformação, as instituições de adoção ainda não os priorizaram de forma satisfatória.

Fique ligado
O podcast Encontro com a Enfam é quinzenal, com publicação sempre às segundas-feiras, e você pode acompanhá-lo nas principais plataformas de streaming de áudio, como o Spotify. Ouça na íntegra o episódio de hoje: Acesso ao podcast Encontro com a Enfam.