Juízes federais participam do Módulo Nacional realizado pela Enfam

Quarenta e oito juízes federais substitutos recém-ingressos no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) participam do Módulo Nacional ministrado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), no período de 7 a 11 de novembro. O curso será realizado no Centro de Treinamento da Justiça Federal (Centrejufe), em Brasília. Em razão da […]

Quarenta e oito juízes federais substitutos recém-ingressos no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) participam do Módulo Nacional ministrado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), no período de 7 a 11 de novembro. O curso será realizado no Centro de Treinamento da Justiça Federal (Centrejufe), em Brasília.

Em razão da parceria da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum) com a Enfam, o curso contará com a participação de uma juíza-auditora da Justiça Militar da União.

O Módulo Nacional constitui etapa obrigatória do curso de formação inicial para magistrados. As aulas serão ministradas por formadores da Enfam sobre os temas: Ética e humanismo; Políticas raciais; Questões de gênero; Impacto social, econômico e ambiental das decisões judiciais e a proteção do vulnerável; O Juiz e o mundo virtual; Direito da seguridade social; Gestão de pessoas; O Juiz e o controle da convencionalidade e O Juiz, a sociedade e os direitos humanos.

Formação Inicial

Após a realização do Módulo Nacional, os novos juízes federais participam do curso de formação inicial oferecido pela Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), com o objetivo de conhecerem os diversos assuntos relacionados ao trabalho e à realidade atual da magistratura na Primeira Região. Dividido em 19 módulos, a ação educacional será realizada no período de 14 de novembro de 2016 a 24 de fevereiro de 2017, totalizando aproximadamente 489 horas-aula.

Em seguida, os novos magistrados serão lotados em diversas cidades sob a jurisdição da Primeira Região, que abrange o Distrito Federal e 13 estados da Federação: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Com informações da Ascom/TRF1