Juízes recém-ingressos do TJRS começam o Módulo Nacional da Formação Inicial

Começou nesta segunda-feira (15), em Porto Alegre, o curso de Formação Inicial – Módulo Nacional destinado aos 25 magistrados recém-ingressos na carreira da magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS). O curso é promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O presidente da Comissão de […]

Começou nesta segunda-feira (15), em Porto Alegre, o curso de Formação Inicial – Módulo Nacional destinado aos 25 magistrados recém-ingressos na carreira da magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS). O curso é promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, Eladio Lecey, deu saudações aos novos juízes e reforçou a relevância do tema: “Temos que nos preocupar com a questão da ética, com ênfase também em redes sociais”, afirmou.

A ação educacional tem carga de 40 horas-aula e segue até sexta-feira (19).  Serão desenvolvidos os temas: Ética e Humanismo; O Juiz e o Mundo Virtual; Gênero e Violência Doméstica; Infância e Juventude (Depoimento Especial e Adoção), entre outros.

Durante a tarde, os novos magistrados participaram da aula “O Juiz e o Mundo Virtual”, ministrada pelo juiz de direito Antonio Silveira Neto, do TJ da Paraíba. O tema foi abordado sob a ótica dos desafios em se lidar com os avanços da tecnologia e as relações sociais.

O curso

A Formação Inicial tem como objetivo o desenvolvimento de competências para que os novos juízes tenham condições de exercer, de maneira crítica, a aplicação efetiva da Justiça.

A ação formativa contribui para a integração dos novos togados na instituição e na comunidade, para que sua atuação seja norteada pelos princípios constitucionais, tendo a ética e o humanismo como parte dos demais saberes da formação e da prática profissional.