Nove magistrados recém-ingressos no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) iniciaram nesta segunda-feira (18), em Brasília, o Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial. O evento ocorre de hoje a sexta-feira (22), na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). No Módulo Nacional, os novos juízes recebem […]
Nove magistrados recém-ingressos no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) iniciaram nesta segunda-feira (18), em Brasília, o Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial. O evento ocorre de hoje a sexta-feira (22), na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
No Módulo Nacional, os novos juízes recebem formação voltada a temas que facilitem sua inserção no contexto da atividade judicial.
Ao longo de 40 horas-aula, são trabalhadas informações de cunho teórico-prático, que buscam conscientizar o magistrado em relação a seu ofício no Poder Judiciário e na sociedade.
Além desse módulo, o Curso de Formação Inicial inclui a etapa que é realizada no próprio tribunal de origem, com programação desenvolvida em consonância com a realidade local, e o Módulo de Direito Eleitoral.
Nesta segunda-feira, os novos magistrados participaram, após a abertura, de exposição que desenvolveu a temática “Ética e Humanismo”. Amanhã, os temas abrangem “Infância e Juventude (Depoimento Especial e Adoção)” e “Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais das Decisões Judiciais e a Proteção do Vulnerável”.
No decorrer da semana, serão abordados ainda os seguintes assuntos: “Justiça Restaurativa”, “Demandas Repetitivas e Grandes Litigantes”, “O Juiz e o Mundo Virtual”, “Gestão de Pessoas”, “Mediação e Conciliação” e “O Juiz, a Sociedade e os Direitos Humanos”.