Juízes recém-ingressos no TJDFT cursam Módulo Nacional na Enfam

Nove magistrados recém-ingressos no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) iniciaram nesta segunda-feira (18), em Brasília, o Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial. O evento ocorre de hoje a sexta-feira (22), na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). No Módulo Nacional, os novos juízes recebem […]

Nove magistrados recém-ingressos no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) iniciaram nesta segunda-feira (18), em Brasília, o Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial. O evento ocorre de hoje a sexta-feira (22), na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

No Módulo Nacional, os novos juízes recebem formação voltada a temas que facilitem sua inserção no contexto da atividade judicial.

Ao longo de 40 horas-aula, são trabalhadas informações de cunho teórico-prático, que buscam conscientizar o magistrado em relação a seu ofício no Poder Judiciário e na sociedade.

Além desse módulo, o Curso de Formação Inicial inclui a etapa que é realizada no próprio tribunal de origem, com programação desenvolvida em consonância com a realidade local, e o Módulo de Direito Eleitoral.

Nesta segunda-feira, os novos magistrados participaram, após a abertura, de exposição que desenvolveu a temática “Ética e Humanismo”. Amanhã, os temas abrangem “Infância e Juventude (Depoimento Especial e Adoção)” e “Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais das Decisões Judiciais e a Proteção do Vulnerável”.

No decorrer da semana, serão abordados ainda os seguintes assuntos: “Justiça Restaurativa”, “Demandas Repetitivas e Grandes Litigantes”, “O Juiz e o Mundo Virtual”, “Gestão de Pessoas”, “Mediação e Conciliação” e “O Juiz, a Sociedade e os Direitos Humanos”.