Justiça do Amapá irá realizar a I Semana Estadual da Conciliação

 A Justiça do Amapá irá realizar a I Semana Estadual da Conciliação, que  acontecerá no período de 17 a 22 de junho, nas Comarcas da capital e do  interior do Estado. O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de  Soluções e Conflitos, que tem como Presidente a Juíza Sueli Pereira  Pini, elaborou o Plano e Cronograma […]

conciliar (4) A Justiça do Amapá irá realizar a I Semana Estadual da Conciliação, que  acontecerá no período de 17 a 22 de junho, nas Comarcas da capital e do  interior do Estado. O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de  Soluções e Conflitos, que tem como Presidente a Juíza Sueli Pereira  Pini, elaborou o Plano e Cronograma de Ação, que foi aprovado pelo  Desembargador-Presidente, Luiz Carlos.

 A Juíza Sueli Pini destacou que, de forma rápida e eficaz, a  conciliação resolve os conflitos com satisfação para ambas as partes,  uma vez que não há vencedores e perdedores, apenas conciliados. “A  Semana Estadual de Conciliação visa proporcionar o acesso qualificado à  Justiça, sobretudo aos que mais precisam e aos que não têm a  oportunidade de protagonizar a solução de suas disputas judiciais”.

 Serão incluídos processos de todas as Varas Cíveis, de Família,  Infância e Juventude e Juizados Especiais da Capital e Interior, além de  Secretarias de 2º Grau. Nesta fase inicial os processos que entrarão em  pauta ainda estão sendo identificados e separados, mas haverá as ações  que serão incluídas por pedidos das partes, chamadas de conciliação  pré-processual.

 A Semana Estadual de Conciliação também irá premiar os três (3)  conciliadores que alcançarem os maiores números de acordos, no decorrer  da Semana. Trata-se do Prêmio “É Legal Ser Conciliador”, onde os  conciliadores receberão, na ordem de colocação, 1º, 2º e 3º lugares,  como incentivo ao empenho na busca pela resolução pacífica dos  conflitos, os seguintes prêmios: 1º LUGAR: 01 (um) Notebook; 2º LUGAR:

 01 (um) Tablet; 3º LUGAR: 01 (um) Aparelho Celular.

 Consta ainda na programação a realização da Blitz Educativa sobre  Conciliação. O evento está marcado para o sábado (22.06), com o objetivo  de conscientizar os motoristas e pedestres sobre a importância da  conciliação para resolver conflitos.

 A abertura oficial da I Semana Estadual de Conciliação será no dia 17  de junho, às 8h00, no Fórum Desembargador Leal de Mira. “Com a  conciliação muitas demandas, às vezes de grande valor, deixem de trilhar  os longos caminhos dos processos comuns e são resolvidas amigavelmente”,  disse o Desembargador-Presidente, Luiz Carlos.

Fonte: TJAP