Magistrados brasileiros são convidados a participar de Conferência Integrada de Ciências Forenses

A diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministra Maria Thereza de Assis Moura, confirmou apoio à Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF) na realização da Conferência Integrada de Ciências Forenses (interFORENSICS). O evento ocorrerá de 23 a 25 de maio de 2017, no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip […]

A diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministra Maria Thereza de Assis Moura, confirmou apoio à Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF) na realização da Conferência Integrada de Ciências Forenses (interFORENSICS). O evento ocorrerá de 23 a 25 de maio de 2017, no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF).

A parceria estabelecida oportuniza a participação de magistrados brasileiros como ouvintes e palestrantes a fim de fortalecer a cooperação entre o meio jurídico e o científico. A organização do evento oferece um desconto de 10% para os magistrados que se inscreverem na Conferência, os quais receberão o código promocional por meio da newsletter Saber Enfam.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: www.interforensics.com. A interFORENSICS também está nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter como @Interforensics.

Objetivos

A interFORENSICS é realizada pela ABCF e pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses e pretende integrar operadores das ciências forenses, peritos criminais e operadores do direito, em particular, magistrados. A Conferência visa também apresentar o que há de mais atual, no Brasil e no mundo, no campo das ciências forenses.

Nove temas serão apresentados durante o evento: Documentoscopia; Genética forense; Informática e multimídia forense; Justiça e sociedade; Medicina e comportamental forense; perícias externas; perícias financeiras; perícias em meio ambiente e engenharia legal; e química e toxicologia forense.

Em especial, a temática “Justiça e Sociedade” debaterá aspectos técnico-científicos de assuntos com grande repercussão no mundo jurídico, como Novas tecnologias e a proteção de dados no âmbito da investigação criminal – a experiência com Whatsapp e Apple; Banco de dados de perfis genéticos; Caso Samarco; Combate à corrupção; e, ainda, Política de combate às drogas.

Participações

Projetada há dois anos, a interFORENSICS reunirá diversos profissionais, como peritos criminais, médicos-legistas, demais policiais civis e federais, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, pesquisadores e estudantes das diversas áreas das ciências forenses.

O evento contará com a adesão de diversos palestrantes de renome internacional. Quatro keynote speakers (oradores principais) já confirmaram presença: Debbie Smith – vítima de violência sexual, é uma das maiores ativistas em favor do uso da tecnologia forense para investigação criminal; Douglas Hares – perito criminal do FBI, é o administrador do banco nacional de dados de DNA nos EUA; Constantine Gatsonis – copresidente, ao lado do juiz Harry Edwards (Corte de Apelação do Distrito de Columbia), do estudo Strengthening Forensic Science in the United States: A Path Forward, da American Academy of Sciences, que tem mudado diversos paradigmas das ciências forenses; Itiel Dror – principal pesquisador e divulgador dos aspectos cognitivos relacionados à prática das ciências forenses no mundo. A Conferência terá ainda oradores para tratar de política de drogas e de segurança cibernética.

Para visualizar o vídeo referente à conferência de 2015, clique aqui