Cerca de 50 magistrados de diferentes estados da Região Norte iniciaram, nesta terça-feira (27), em Porto Velho (RO), o Curso de Formação de Formadores Regional – Módulo 1. As aulas acontecem na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia – EMERON. O curso tem duração de 24 horas e ocorre até a próxima quinta-feira, 1º […]
Cerca de 50 magistrados de diferentes estados da Região Norte iniciaram, nesta terça-feira (27), em Porto Velho (RO), o Curso de Formação de Formadores Regional – Módulo 1.
As aulas acontecem na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia – EMERON. O curso tem duração de 24 horas e ocorre até a próxima quinta-feira, 1º de março.
A proposta do módulo inicial é introduzir conceitos essenciais que permitam aos magistrados desenvolver competências para atuar como docentes.
Todo o curso é ministrado por meio de atividades práticas, que facilitam a percepção da teoria pedagógica necessária para a prática educacional.
No primeiro dia, pela manhã, os participantes envolveram-se em duas temáticas: o desenvolvimento da formação de magistrados e a docência no contexto da magistratura. À tarde, as atividades focaram as especificidades do ensino e da aprendizagem.
O curso foi precedido, ainda ontem (26), por uma reunião regional com diretores das escolas judiciais, presidentes dos tribunais e corregedores. O evento contou com a presença da diretora-geral da Enfam, ministra Maria Thereza de Assis Moura, e do secretário-geral do órgão, juiz Carl Olav Smith.
Paralelamente, representantes da Enfam reuniram-se com coordenadores pedagógicos das escolas para tratar de questões técnicas.
O Curso de Formação de Formadores da Enfam é estruturado em três módulos. Após a etapa inicial em Porto Velho (RO), serão ministradas as outras duas: uma delas na modalidade de educação a distância (EaD), em ambiente virtual; a outra, presencial, na sede da Enfam.
No módulo 2 (EaD) serão aprofundadas questões apresentadas na primeira parte do curso. O módulo 3 funcionará como síntese de toda a formação recebida.
Confira mais fotos no Flickr da Enfam.