Magistrados do TJBA concluem curso sobre gestão de pessoas oferecido pela Enfam

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com a Escola de Magistrados da Bahia (EMAB) concluíram com sucesso o curso Gestão de Pessoas oferecido para 42 magistrados do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). Por meio de conteúdos práticos e teóricos, o curso mostrou como os magistrados podem, […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com a Escola de Magistrados da Bahia (EMAB) concluíram com sucesso o curso Gestão de Pessoas oferecido para 42 magistrados do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA).

Por meio de conteúdos práticos e teóricos, o curso mostrou como os magistrados podem, juntamente com sua equipe de servidores, encontrar soluções para os problemas diários que são identificados nas unidades judiciárias.

“Esta foi uma iniciativa importante do desembargador Jatahy Junior, diretor da EMAB. É um curso essencial, principalmente agora que nós, magistrados, estamos sendo muito cobrados em relação à gestão de pessoas, gestão cartorária, administração do nosso cartório, da nossa secretaria, como titular ou substituto em exercício na vara”, pontuou a juíza Rita Ramos, coordenadora do curso. Acrescentou que, com a capacitação, o magistrado sai preparado para aplicar os conhecimentos adquiridos na unidade judiciária em que atua e, desta forma, encontrar maneiras de fortalecer o relacionamento com o servidor e melhorar a prestação jurisdicional para a sociedade.

A juíza Darilda Maier, titular da 2ª Vara de Família de Salvador, também destacou a abordagem das mudanças possíveis na relação entre as pessoas. “O curso foi excelente porque mostrou a possibilidade de melhorar os relacionamentos entre os servidores, juízes e advogados”, ressaltou.

“Foram dois dias discutindo gestão de pessoas, tentando problematizar situações do dia a dia do Poder Judiciário e da vida cotidiana do magistrado”, explicou a coordenadora administrativa da EMAB, juíza Patrícia Cerqueira. “O curso trouxe ferramentas, sugestões, para nós conseguirmos administrar nossas adversidades, desenvolveu competências, sensibilizou para capacidades de liderança. Apresentou aos magistrados uma informação transdisciplinar, aquela que sai da informação técnica, mas que é extremamente necessária para a condução de seus trabalhos”, completou a magistrada. Patrícia ressaltou ainda que os magistrados que participaram do curso saíram sensibilizados e motivados a aplicar o conhecimento em suas rotinas.

De acordo com o desembargador Roberto Bacellar, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), um dos professores do curso, a ação educacional, geralmente, é oferecida na modalidade educação a distância. Mas, devido a um pedido da EMAB, foi desenvolvido um curso presencial específico. O magistrado elogiou o grupo de juízes que participou das aulas. “Percebemos uma participação muito ativa, muito participativa. Os problemas existem em todo o Brasil, mas, aqui na Bahia, em alguns aspectos, eles são potencializados. Os magistrados estão trazendo essas características. Como é um Estado muito grande, cada região tem suas peculiaridades, então, não existe uma única solução para o Judiciário baiano. Os juízes aprenderam que existem ferramentas para todos os casos. Não existe problema sem solução, e, para todos os casos, há possibilidade de encontrar uma forma de prestar um serviço melhor à comunidade”, destacou.

Além do desembargador Bacellar, também ministrou o curso a juíza federal de Porto Alegre, Ana Cristina Monteiro de Andrade Silva. O corpo docente foi parabenizado pela coordenadora Rita Ramos. “A dinâmica foi muito boa. O desembargador Bacellar e a juíza Ana Cristina também dominam a matéria. O curso foi muito engrandecedor e agregou para nossa carreira de juiz”, concluiu Rita.

Fonte: Ascom/Emab