Magistrados e servidores da mediação e das escolas eleitorais participam de curso de formação de formadores

Mais duas turmas participam, em períodos próximos, do curso Formação de Formadores – Desenvolvimento Docente – Nível 1 – Módulo 1, que ocorre em Brasília, na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). As turmas foram divididas e organizadas da seguinte forma: uma tem como participantes apenas magistrados e servidores que atuam como […]

Mais duas turmas participam, em períodos próximos, do curso Formação de Formadores – Desenvolvimento Docente – Nível 1 – Módulo 1, que ocorre em Brasília, na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

As turmas foram divididas e organizadas da seguinte forma: uma tem como participantes apenas magistrados e servidores que atuam como formadores nas Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs); e a outra é formada por formadores de instrutores de mediação indicados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No total, participam do curso cerca de 60 magistrados e servidores. Os participantes das Escolas Eleitorais iniciaram o curso nesta terça-feira (10) e seguem nas atividades até amanhã (12). Já os indicados pelo CNJ começaram nesta quarta-feira (11) e encerram na sexta-feira (13).

O objetivo do curso é organizar as aulas vinculadas aos programas de formação inicial e continuada de magistrados, além de desenvolver um planejamento que atenda às especificidades da formação profissional de magistrados, articulando os elementos teóricos, metodológicos e pedagógicos para o desenvolvimento do planejamento, sem deixar de suprir as necessidades da formação profissional de magistrados proposta pela Enfam.

Apesar de abordar os mesmos conteúdos, cada turma trabalhará com situações problema e casos concretos de sua área de atuação: uma com o tema da mediação e a outra com a formação da Justiça Eleitoral.

Entre os conteúdos trabalhados durante o curso destacam-se: Análise do Trabalho Docente a Partir de Princípios Pedagógicos; Especificidades do Ensino e da Aprendizagem; As Diretrizes Pedagógicas da Enfam e o Processo de Ensino Orientado para o Desenvolvimento de Competências, entre outros temas.

Formadores

Os formadores da turma das escolas eleitorais são a juíza do TJBA Ana Conceição Barbuda, a juíza do TRF da 4ª região Ana Cristina Monteiro e as pedagogas Liliane Campos e Marizete da Silva.

Na turma da mediação, atuarão Roberto Portugal, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR); a juíza do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) Taís Schilling; e a pedagoga da Enfam Maria Eveline.

Veja mais fotos no Flickr da Enfam.