Magistrados e servidores participam do curso Formação de Formadores Integrado

Cinquenta magistrados e servidores que atuam na docência das escolas de formação participam, no período de 27 de junho a primeiro de julho, do curso Formação de Formadores Integrado promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Além da realização de reuniões de coordenação pedagógica e de oficinas, a programação do curso […]

Cinquenta magistrados e servidores que atuam na docência das escolas de formação participam, no período de 27 de junho a primeiro de julho, do curso Formação de Formadores Integrado promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Além da realização de reuniões de coordenação pedagógica e de oficinas, a programação do curso prevê as seguintes etapas: Competências e formação para a docência; Análise sobre o exercício para a docência no contexto da magistratura; As especificidades do aprender e do ensinar; Sistematização e intencionalidade no desenvolvimento de ações educativas.

Com o curso, a Enfam pretende viabilizar as condições para que os participantes desenvolvam competências relacionadas à atuação docente no contexto da magistratura.

Entre as principais capacidades a serem desenvolvidas pelos participantes estão: situar as competências necessárias para a atuação docente; aplicar na ação docente os fundamentos didáticos pedagógicos básicos expressos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam; organizar o planejamento de ações educativas e de aulas com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos, entre outros.

A proposta avaliativa do curso englobará três perspectivas: a avaliação da aprendizagem do magistrado aluno, do formador e do curso.

Ao final do curso os participantes que apresentarem frequência de 100 por cento e realizarem as atividades propostas pelos formadores receberão o certificado de conclusão.