Magistrados encerram participação no I Curso de Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais

A iniciativa inédita da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ao realizar o I Curso de Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais, teve como objetivo preparar os magistrados para adotar estratégias e técnicas na defesa de sua própria integridade, de seus colegas juízes e de seus familiares em situações de risco ou […]


A iniciativa inédita da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ao realizar o I Curso de Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais, teve como objetivo preparar os magistrados para adotar estratégias e técnicas na defesa de sua própria integridade, de seus colegas juízes e de seus familiares em situações de risco ou de ameaças.  O Exército Brasileiro atendeu de pronto à solicitação da Enfam e criou, para este módulo piloto, uma programação específica, de forma a atender a realidade dos juízes em seus estados.

O Diretor-Geral da Enfam, ministro João Otávio de Noronha, fez a abertura do evento no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, no Setor Militar Urbano (SMU). A palestra inaugural, com o tema Garantia da Lei e da Ordem, foi do general de Exército José Carlos De Nardi, chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas.

Durante os cinco dias de curso (26 a 30/05) foram repassadas estratégias e técnicas de como o magistrado deve agir para evitar atentados e sequestros; técnicas de direção defensiva e evasiva; ações contra emboscada; orientações para aparições em público; gerenciamento de crise, dentre outros conteúdos de extrema relevância para a segurança do juiz.

O grupo de 31 participantes do curso foi contemplado com uma participação especial do general de Exército, Alberto Mendes Cardoso, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, no governo Fernando Henrique. O general conversou com os magistrados, falou de suas experiências na área de segurança pessoal e repassou conhecimentos técnicos.

Para o secretário-geral da Enfam, Paulo de Tarso Tamburini, o curso sobre Proteção e Segurança para as Autoridades Judiciais vai representar um grande avanço para a segurança dos juízes e vem atender à grande demanda que existe por parte da magistratura.

Tamburini assegurou que o curso será ministrado em todo o País nos próximos dois anos. O secretário-geral enalteceu a expertise dos militares da Polícia do Exército no tema segurança e espera contar com a parceria para replicar conhecimento.

No encerramento do curso, nesta sexta-feira (30/05), o Tenente Coronel Felipe Dias, do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, entregou aos magistrados o certificado de participação.

Leia mais:

Juízes participam de Curso de Segurança e aprendem técnicas de direção defensiva e evasiva

Enfam e Exército realizam curso inédito sobre segurança para autoridades judiciais

Segurança para os magistrados (vídeo)

Curso para juízes sobre segurança de autoridades judiciais começa na segunda (26)

Enfam abre inscrições para o I Curso de Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais