Magistrados recém-ingressos no TJMG participarão de Módulo Nacional da Enfam

No período de 28 de novembro a 2 de dezembro, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará o Módulo Nacional do curso de Formação Inicial para 26 magistrados recém-ingressos. Desses, 19 são do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), seis do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e um da […]

No período de 28 de novembro a 2 de dezembro, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará o Módulo Nacional do curso de Formação Inicial para 26 magistrados recém-ingressos. Desses, 19 são do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), seis do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e um da Justiça Militar. O curso será ministrado em Belo Horizonte (MG).

Com a realização desse módulo, a Enfam visa proporcionar ao magistrado recém-ingresso o conhecimento teórico-prático referente à atividade judicial que irá desempenhar, tendo em vista suas múltiplas funções e diferentes atribuições. O curso também pretende conscientizar os juízes sobre a relação de seu trabalho com o Poder Judiciário e com a sociedade.

A partir da ação educacional, os magistrados estarão preparados para fazer uma reflexão crítica acerca do seu papel na aplicação efetiva da justiça em uma sociedade que está em permanente transformação, tendo a ética e o humanismo como norteadores da formação e da prática profissional.

Metodologia

A proposta metodológica visa a construção do conhecimento por meio de métodos que primem pela participação ativa dos formandos, de modo a incentivar o compartilhamento das experiências e a interação com o formador e os demais magistrados. Dessa forma, os temas abordados durante as aulas deverão ter o foco na prática judicante, levando em consideração o contexto global e local de atuação do participante.

Formadores

Atuarão nessa formação, os seguintes magistrados formadores da Enfam: Ana Cristina Monteiro de Andrade Silva, Antonio Silveira Neto, Artur César de Souza, Ben-Hur Viza, Fábio Vieira Heerdt, Gerivaldo Alves Neiva, João Batista Damasceno, José Antônio Daltoé Cezar, José Henrique Torres, Vânila Cardoso André de Moraes, além da professora doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, Valeska Maria Zanello de Loyola.