Meta 8: Enfam realiza em Brasília curso de formação de multiplicadores em administração judiciária

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promove, entre os próximos dias 21 e 24 de junho, em Brasília, curso de formação de multiplicadores em administração judiciária.Trata-se do segundo curso presencial sobre o assunto realizado este ano com o objetivo de viabilizar o cumprimento da meta 8 do Judiciário. Estabelecida pelo Conselho […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promove, entre os próximos dias 21 e 24 de junho, em Brasília, curso de formação de multiplicadores em administração judiciária.Trata-se do segundo curso presencial sobre o assunto realizado este ano com o objetivo de viabilizar o cumprimento da meta 8 do Judiciário.

Estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em fevereiro último, a meta consiste em capacitar, até o final do ano, 50% dos magistrados do país em administração judiciária (cerca de 7 mil juízes). O primeiro curso presencial sobre a disciplina foi realizado no mês passado, em São Paulo, para magistrados federais.

O curso de Brasília é uma parceria firmada entre a Enfam e o Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro (Escola de Administração Judiciária do Distrito Federal e dos Territórios). As aulas, destinadas a 60 magistrados, serão ministradas na sede do Instituto, na capital federal.

Do total de vagas, 54 serão destinadas ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e quatro para o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Outras duas irão, respectivamente, para o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e para o Superior Tribunal Militar (STM).

O evento terá duração de 40 horas-aula. Será focado em gestão cartorária e de pessoas, dois dos temas que compõem a integralidade dos conteúdos a serem oferecidos no curso completo, que ainda prevê o módulo de gestão financeiro-orçamentária. Para cada um desses temas serão destinadas 20 horas-aula.

Sob a coordenação pedagógica e acadêmica da Enfam, as aulas ficarão a cargo do juiz Roberto Bacellar e do desembargador Marcos Alaor Granjeia. Ambos são os colaboradores da Escola Nacional responsáveis pela elaboração dos conteúdos que serão utilizados nos demais cursos a serem oferecidos no decorrer do ano para juízes de todo o país. Seguindo diretriz do CNJ, 85% dos cursos de administração judiciária serão realizados no formato de Ensino a Distância (EaD).

Cooperação e planejamento

O curso de Brasília é mais uma das ações previstas no âmbito do acordo de cooperação firmado em abril passado entre a Enfam e o CNJ para alcance da meta 8. O evento tem o objetivo central de formar magistrados capazes de multiplicar os conhecimentos e habilidades adquiridas por meio das aulas.

No primeiro dia do curso, os instrutores darão uma visão geral da administração judiciária e falarão sobre planejamento estratégico para cartório, abordando as causas gerenciais da morosidade na prestação jurisdicional.

No segundo dia, prosseguirão tratando do tema planejamento, mas com foco na identificação dos modelos básicos e em estudos de casos concretos. O objetivo é fazer com que os participantes elaborem um planejamento estratégico para as respectivas unidades judiciárias.

No terceiro dia os instrutores abordarão o tema desenvolvimento de competências e motivação de pessoas. No último dia, tratarão de aspectos sobre comunicação, negociação e gerenciamento de conflitos.

A abertura do curso está prevista para as 9h do próximo dia 21 (segunda-feira), na sede do Instituto (Praça Municipal, Lote 01, Bloco A, 5o andar). Participarão da abertura o diretor-geral da Enfam, ministro Felix Fischer e o presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto Barbosa.

Confira aqui a íntegra da programação do curso.