Ministro do STJ discute formação de juízes em Portugal

O ministro Fernando Gonçalves, diretor da Revista do Superior Tribunal de Justiça e vice-presidente da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), representou o Brasil no Colóquio de Formação de Juízes, realizado em Lisboa nos dias 16 e 17 de outubro. O encontro, promovido pelo Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, reuniu líderes […]

O ministro Fernando Gonçalves, diretor da Revista do Superior Tribunal de Justiça e vice-presidente da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), representou o Brasil no Colóquio de Formação de Juízes, realizado em Lisboa nos dias 16 e 17 de outubro.

O encontro, promovido pelo Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, reuniu líderes de tribunais superiores dos países que formam a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), para trocar experiências sobre a formação de juízes, com ênfase nos problemas e soluções.

O ministro Fernando Gonçalves abordou a preparação do Poder Judiciário para o futuro, levando em conta as mudanças na sociedade e nas relações entre as empresas que exigem constante renovação das práticas processuais. O ministro ressaltou que é justamente esse o papel da Enfam, criada pela Emenda Constitucional nº 45. Sua missão é implementar mecanismos e procedimentos que proporcionem ampla qualificação da magistratura brasileira, pautada pelo ideal de excelência da prestação jurisdicional.

Confira aqui a íntegra do discurso.