Ministro do STJ Raul Araújo é empossado vice-diretor da Enfam

Durante a cerimônia, a juíza Renata Gil também tomou posse como conselheira da Escola

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Raul Araújo foi empossado, pela presidente do Tribunal, ministra Maria Thereza de Assis Moura, vice-diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira, 5/10, na Presidência do STJ, quando também ocorreu a posse da juíza Renata Gil como conselheira da Escola, concedida pelo diretor-geral da Enfam, ministro Mauro Campbell Marques.

Em seu discurso, o ministro Raul Araújo agradeceu a confiança recebida para exercer o cargo. “Quero reiterar meu compromisso de empenhar-me para desempenhar as funções deste cargo”, destacou. Entre suas atribuições, estão substituir o diretor-geral em ausências ou impedimentos, bem como colaborar na administração da Escola.

Ao parabenizar os empossados, o ministro Mauro Campbell afirmou que ambos são parte de um projeto de fortalecimento e aprimoramento da Enfam. “A cada mandato, buscamos melhorar o trabalho dos que nos antecederam, e é para isso que estamos lá”, disse. Também aproveitou a oportunidade para agradecer a colaboração do último vice-diretor da Escola, ministro Benedito Gonçalves.

A juíza Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), revelou que suas expectativas para atuar como conselheira da Enfam são as melhores. “Se a AMB é a maior associação de juízes do mundo, a Enfam é a maior escola de formação de juízes do mundo. Os nossos juízes são muito preparados e a gente quer contribuir com esse intercâmbio de informações”, afirmou.

Ela destacou que o Brasil é vanguardista na prestação jurisdicional. “O Brasil tem o maior número de processos do mundo e a gente acredita que é com a educação, é na escola que a gente vai conseguir oferecer os instrumentos para que a magistratura consiga dar à sociedade as respostas de que ela precisa”, concluiu.

Fotos: Rafael Luz/STJ