Ministro Humberto Martins convoca formadores para uma integração nacional

Ao realizar a abertura da primeira Reunião de Coordenação Pedagógica de 2016 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o diretor-geral, ministro Humberto Martins, afirmou que o propósito da Enfam é promover uma formação única e global da magistratura nacional, sem distinção. “Queremos uma magistratura de qualidade, produtiva e que esteja sintonizada […]

Ao realizar a abertura da primeira Reunião de Coordenação Pedagógica de 2016 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o diretor-geral, ministro Humberto Martins, afirmou que o propósito da Enfam é promover uma formação única e global da magistratura nacional, sem distinção.

humberto-formadores-interna

“Queremos uma magistratura de qualidade, produtiva e que esteja sintonizada com o mundo atual, quer no campo das relações humanas, quer no campo científico e jurídico. Por isso, estamos preparando formadores, trilhando o caminho de sempre avançar para o bem do Poder Judiciário brasileiro”, ressaltou o diretor-geral da Enfam.

O ministro destacou a importância do papel dos formadores, realizado de forma voluntária. “Isso demonstra a espontaneidade, o sentimento e o amor pela magistratura. O sentimento de adquirir conhecimentos e ao mesmo tempo transferir esses conhecimentos para outros juízes. Essa troca de experiências e esse amor pela magistratura é que tornam a Enfam forte e a magistratura cada dia mais respeitada, porque nós acreditamos em juízes preparados, probos, responsáveis, mas, sobretudo, que saibam distribuir justiça com qualidade”, concluiu Humberto Martins.

O juiz Roberto Bacelar, do Tribunal de Justiça do Paraná, que participou do processo de implementação do curso de Formação de Formadores da Enfam, compartilha da opinião do diretor-geral da Enfam, quanto à extrema importância de haver, neste momento, a integração não só entre as escolas judiciais e de magistratura, mas também em âmbito nacional. “Esta sintonia e a redefinição dos programas de formação são necessárias a fim de que todos os magistrados tenham a mesma formação para prestar o melhor serviço à sociedade”, destacou Roberto Bacelar.

Participaram da abertura do evento o secretário-geral da Enfam, desembargador Fernando Cerqueira Norberto, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico, desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey e a secretária executiva, Márcia de Carvalho.

Programação

A Reunião de Coordenação Pedagógica faz parte das ações de integração a serem promovidas pela Enfam com o objetivo de levar os magistrados formadores a analisar/avaliar as ações de formação anteriormente realizadas, a fim de que apresentem proposições acerca da articulação do trabalho pedagógico com vistas ao desenvolvimento de competências para atividade jurisdicional.

Os formadores participarão até amanhã (17/3) de exposições orais, grupos de trabalhos e plenária. Também assistirão à palestra A construção interativa do conhecimento em busca do desenvolvimento de competência, proferida pelo professor Vasco Moretto. O palestrante é mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, de Québec, no Canadá e licenciado em Física pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Avaliação Institucional pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Confira a reportagem da TV do STJ.