Ministro Mauro Campbell é o novo vice-diretor da Enfam

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu e empossou, nesta quinta-feira (17), o ministro Mauro Campbell Marques no cargo de vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Ao empossar o novo dirigente da Enfam, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, destacou o currículo de Mauro Campbell Marques e […]

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu e empossou, nesta quinta-feira (17), o ministro Mauro Campbell Marques no cargo de vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Ao empossar o novo dirigente da Enfam, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, destacou o currículo de Mauro Campbell Marques e disse que ele fará uma excelente dupla com o ministro Og Fernandes, atual diretor-geral da escola. “Tenho a certeza de que os ministros Og Fernandes e Mauro Campbell Marques farão uma administração produtiva e notável na capacitação dos magistrados brasileiros”, comentou Martins.​​​​​

O ministro Humberto Martins afirmou que a gestão do tribunal está empenhada em dar todas as condições técnicas para o bom funcionamento da escola, propiciando a continuidade do trabalho desenvolvido pelo ministro Herman Benjamin à frente da instituição.
Ao ser empossado, o ministro Mauro Campbell Marques disse estar comprometido com o trabalho a ser desenvolvido na Enfam. “Reafirmo meu compromisso e espero estar à altura do que os magistrados nacionais aguardam da Enfam”, declarou.

O diretor da Enfam, ministro Og Fernandes, lembrou que iniciou a sua trajetória no STJ no mesmo dia que Mauro Campbell, e afirmou que ambos estão comprometidos com a escola da magistratura.

O presidente do STJ destacou que o Poder Judiciário tem respondido aos anseios da sociedade durante a pandemia, e para que a magistratura continue promovendo a cidadania, é fundamental ter uma instituição como a Enfam atuando na formação dos juízes.

Sobre o ministro

Mauro Campbell Marques, natural de Manaus, é ministro do STJ desde junho de 2008. Membro da Corte Especial, da Primeira Seção e da Segunda Turma, antes de chegar à corte, o ministro atuou na advocacia, foi promotor de Justiça, secretário de Estado e procurador-geral de Justiça no Amazonas.

Professor, palestrante e membro de diversas bancas examinadoras, Mauro Campbell Marques foi diretor da Revista no STJ no biênio 2018-2020, período em que comandou o lançamento da Revista de Estudos Jurídicos do Superior Tribunal de Justiça (REJuri). Atualmente, é membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Texto: STJ
Foto: Emerson Leal/STJ